Hemosul do HR abrirá neste sábado para garantir estoque no Carnaval
Coleta de sangue de doadores é feita normalmente em dias úteis no local, que fica dentro do HRMS
O Hemosul do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, estará de portas abertas para doadores de sangue neste sábado (15), das 7h às 12h.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Hemosul do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, abrirá excepcionalmente neste sábado (15), das 7h às 12h, para doação de sangue, visando garantir estoques para o Carnaval, período de alta demanda e baixa doação. A enfermeira Erika Cristine Rosa destaca a importância da ação, já que muitos doadores não conseguem doar durante a semana. Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e não ter doenças respiratórias. Homens podem doar até quatro vezes ao ano e mulheres até três.
A ação é excepcional e tenta garantir estoques para o Carnaval. O período costuma deixar hospitais da Capital desabastecidos por causa do baixo número de doações e do aumento da demanda por bolsas de sangue.
"O Carnaval é um período em que muitas pessoas viajam e também é mais festivo. Por isso, muitos doadores não conseguem fazer suas doações neste período. Pensando nisso e na nossa necessidade, estamos nos preparando", afirma a enfermeira Erika Cristine Rosa, responsável pela unidade de hemoterapia do HRMS.
Em períodos normais, o Hemosul funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h. O local fica na Avenida Engenheiro Luthero Lopes, 36, Bairro Aero Rancho.
Desde janeiro deste ano, o Hemosul do HRMS está abrindo das 7h às 12h uma vez por mês. Esta será a segunda ação especial.
"Estamos procurando os doadores de sangue e oferecendo outras alternativas para quem quer doar. O Hemosul HRMS fica em uma das regiões mais populosas da Capital e sabemos que muitos doadores aqui da região não conseguem vir durante a semana. Por isso, temos atendido uma vez por mês aos sábados", justifica a enfermeira.
Doação - Para doar, é necessário levar um documento de identificação, ter dormido bem na noite anterior, estar em boas condições de saúde e bem alimentado, além de ter bebido bastante água.
Os seguintes critérios, entre outros, são exigidos para ser um doador:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam estar acompanhados do pai, mãe ou responsável legal);
- Ter feito a primeira doação antes dos 60 anos. A partir de 61, a doação pode ser feita apenas por pessoas que já são doadores;
- Pesar 51 kg ou mais;
- Não estar com doença respiratória no dia da doação.
É importante descansar e evitar esforços físicos nas primeiras horas após a doação. Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano com intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três, com intervalo mínimo de três meses.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.