Horário do comércio no fim de ano segue indefinido Campo Grande
O horário em que vai funcionar o comércio em Campo Grande neste fim de ano ainda segue indefinido. O principal problema encontrado para que patrões e empregados cheguem a um consenso é a nova legislação trabalhista, já que o acordo coletivo define também as remunerações dos trabalhadores.
De acordo com o assessor sindical da Fecomércio-MS, Fernando Camilo, em Dourados, Três Lagoas, Corumbá e Aquidauana já estão fechado o acordo. Porém, na Capital, o entendimento esbarra nas divergências criadas pela nova lei.
"Além disso, a inflação no período caiu consideravelmente e os sindicatos acham o índice proposto, que segue a inflação, muito baixo. O horário de abertura e fechamento das lojas, em si, não é um problema. O grande problema são algumas posições da nova legislação", frisa Camilo.
Apesar disso, o assessor sindical destaca que muita coisa já está acertada, mas como não existe acordo parcial, não houve entendimento. "Ou convenciona tudo ou não convenciona nada", explica.
O acordo é negociado entre sindicatos e empresários desde outubro. Ele, em Campo Grande, é válido para o comércio em geral, exceto supermercados, farmácias e postos de combustíveis. No interior, ele inclui os supermercados.