ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Mães vão receber aulas de primeiros socorros durante consulta de pré-natal

A lei foi publicada no Diário Oficial de Campo Grande nesta segunda-feira (9)

Por Jackeline Oliveira | 09/10/2023 15:43
Mães vão receber aulas de primeiros socorros durante consulta de pré-natal
Manobra de Heimlich (tração abdominal) sendo realizada em bebê (Foto: Divulgação)

Aulas de primeiros socorros devem ser oferecidas para mães e acompanhantes durante as consultas de pré-natal. É o que que diz a lei sancionada nesta segunda-feira (9) pela prefeita Adriane Lopes (PP), autorizando o Poder Executivo oferecer as aulas, além de reforçar essas informações na maternidade e nas consultas de acompanhamento das crianças em Campo Grande.

Essas orientações podem salvar vidas, uma vez que as mães e outros pessoas da família receberão orientações em casos de engasgo, por exemplo, que é muito comum entre bebês e crianças. O Campo Grande News já relatou vários casos em que a manobra de Heimlich (tração abdominal), procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores, foi usada e salvou a vida de crianças engasgadas.

A empresária Eliete de Oliveira, de 37 anos, mãe de duas crianças de 2 e 7 anos, já fez o curso de primeiros socorros.

“Minha filha tinha uns dois anos e num almoço ela se engasgou com um fiapo de mandioca, só que ela não esboçou nenhuma reação, quando a gente viu, ela já estava totalmente sem ar. A primeira coisa foi pegar ela e virar ela e fazer a flexão para tentar fazer que aquele fiapo de mandioca voltasse de imediato, isso foi crucial, eu como mãe tive a reação, meu esposo ficou paralisado, se eu não tivesse o curso, se não tivesse essa noção, não sei o que aconteceria”, relata Eliete.

A empresária aponta ainda as atitudes equivocadas que algumas pessoas tomam: “A gente vê tantos casos de crianças que se engasgam, a pessoa vai lá, tenta enfiar a mão na boca, tenta puxar, tenta fazer isso, tenta fazer aquilo, então, às vezes, até a maneira errada de socorrer acaba sendo prejudicial”.

A nova Lei é vista de maneira positiva pela enfermeira Simone de Souza, 37 anos, mãe de uma menina de 7 anos. “Sou enfermeira e mesmo assim quando acontece com os nossos é uma correria, quanto mais pessoas forem capacitadas para a realização da manobra é melhor”, afirma.

Recentemente, o Campo Grande News noticiou um caso que ocorreu em Corumbá, cidade a 419 km de Campo Grande, onde um bebê de 1 ano se engasgou com uma bala. Os pais correram de carro até o quartel de bombeiros e os militares realizaram o atendimento. O procedimento durou três minutos. O desespero dos pais e a manobra realizada foram capturados por câmeras de segurança na noite do dia 29 de setembro.

Questionada pela reportagem sobre quando as aulas de primeiros socorros começam a ser ministradas nas consultas e em quais unidades irão ocorrer, a Sesau (Secretaria de Saúde de Campo Grande) informou via e-mail que “as orientações deverão ser repassadas às mães e familiares que as acompanharem durante as consultas de pré-natal, medidas que são utilizadas dentro de todas as unidades da rede municipal de saúde na Capital”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias