ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Mais fogo: moradores sofrem com incêndio em área extensa de mata

Conforme o Corpo de Bombeiros, dois incêndios foram registrados nesta manhã em área de mata na cidade

Por Viviane Oliveira | 24/07/2024 12:10


Nesta quarta-feira (24), área extensa de vegetação está pegando fogo na Rua Brisas do Zaragoza, na região do Bairro Mata do Segredo, em Campo Grande. Moradores temem que o fogo atinja os condomínios da redondeza.

Conforme o Corpo de Bombeiros, dois incêndios foram registrados nesta manhã em área de mata na cidade. Um na região do Jardim Seminário e o outro no Bairro Portal Caiobá. “Já não basta o tempo seco, sempre tem um abençoado para atear fogo”, reclamou uma moradora que pediu para não ter o nome divulgado.

Mais cedo, na mesma região, incêndio em terreno baldio foi registrado nas proximidades do Parque do Sóter, na Rua Cristóvão Lechuga, próximo à rotatória da Rua Rio Negro. O terreno, que fica ao lado de um condomínio residencial, foi consumido pelas chamas, exigindo atuação do Corpo de Bombeiros.

Os bombeiros utilizaram mais de mil litros de água, abafadores e sopradores para controlar as chamas. A operação durou cerca de 40 minutos devido à vegetação seca e ao acúmulo de madeira, que contribuíram para a rápida propagação do fogo. Segundo relatos de moradores, o incêndio teve início quando um morador de rua ateou fogo em fios no terreno.

Atear fogo em terrenos baldios é considerado crime ambiental, com multas que podem chegar a R$ 9.658. A Lei de Crimes Ambientais estabelece penalidades para queimadas, mesmo em propriedades particulares, destacando os riscos à saúde humana, à fauna e à flora.

As queimadas urbanas apresentam outros riscos graves, como a possibilidade de o fogo se espalhar para residências e edifícios próximos, comprometer a segurança no trânsito e causar acidentes graves. A população é incentivada a denunciar queimadas ilegais por meio dos telefones 156 (prefeituras), 193 (Corpo de Bombeiros) e 190 (Polícia Militar).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias