Manifestantes bloqueiam Afonso Pena em protesto por moradias
Os moradores da comunidade Cidade de Deus, no bairro Dom Antônio Barbosa, que bloquearam durante três horas a BR-262, na saída para São Paulo, chegaram em frente à sede da Prefeitura da Capital e bloqueiam a Avenida Afonso Pena, no sentido Parque dos Poderes/Centro. Os moradores temem despejo da área onde vivem 800 famílias e protestam por moradias.
Parte do grupo de aproximadamente 200 pessoas que fez parte do movimento na rodovia seguiu em dois ônibus em direção à Avenida Afonso Pena. Um helicóptero e uma viatura da PRF (Polícia Rodoviária Federal) acompanharam o deslocamento dos ônibus.
Guardas municipais isolam o prédio da prefeitura e os moradores só têm acesso à entrada do estacionamento. Depois de negociarem com equipes da segurança da prefeitura, os manifestantes decidiram bloquear a avenida.
Deitados na rua, aos gritos e munidos de cartazes, os moradores prometem ficar no local até que algum servidor da prefeitura fale com os moradores. Equipes da Polícia Militar acompanham os manifestantes.
Impasse - Um inquérito civil tramita na 29ª Promotoria de Patrimônio Público e Social sobre a ocupação irregular e furto de energia elétrica na área onde vivem as famílias. Reunião, em agosto, também envolveu setores de meio ambiente e defesa do consumidor.
Na semana passada, o MPE (Ministério Público Estadual) pressionou a Prefeitura da Capital para despejar as famílias da região e reiterou que os invasores não têm direito a casas de programas habitacionais.