ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 14º

Capital

Mesmo em área protegida, Cachoeira do Ceuzinho sofre com acúmulo de lixo

Segundo frequentadores mais antigos, é comum encontrar garrafas de vidro, latas e fogueiras improvisadas

Por Mylena Fraiha | 20/01/2024 09:35
Com lixeira lotada, sacos de lixo ficam espalhados na região da Cachoeira do Céuzinho (Foto: Direto das Ruas)
Com lixeira lotada, sacos de lixo ficam espalhados na região da Cachoeira do Céuzinho (Foto: Direto das Ruas)

Nos últimos meses, a Cachoeira do Ceuzinho, localizada na saída para Rochedo, tem sofrido com o acúmulo de lixo, poluição sonora e outras infrações ambientais cometidas na região, segundo denúncia enviada por meio do Direto das Ruas.

Mesmo sendo parte da APA (Área de Proteção Ambiental) da Bacia do Córrego Ceroula, é comum encontrar garrafas de vidro, latas de cerveja e fogueiras abandonadas no local.  O comerciante Pedro Benites Neto, 42 anos, percebeu que a área passou a receber mais visitantes a partir de agosto do ano passado, quando foi feito o anúncio da criação do Parque Turístico Municipal de Campo Grande.

Neto é frequentador antigo: pratica ciclismo na área há mais de duas décadas. "Sempre tinha um pessoal que entrava para tomar banho lá, mas como a Prefeitura colocou placas sobre o parque, mais gente começou a ir lá. Só que ainda não há infraestrutura e nem fiscalização. A única indicação sobre o parque são as placas", destaca.

Às margens da MS-080, placa indica direção que dá acesso à Cachoeria do Ceuzinho (Foto: Direto das Ruas)
Às margens da MS-080, placa indica direção que dá acesso à Cachoeria do Ceuzinho (Foto: Direto das Ruas)

Segundo o comerciante, o aumento do fluxo de visitantes trouxe preocupações ambientais, com relatos de lixo acumulado e infrações como fogueiras e carros com som alto.

“Em finais de semana tem muita gente que começou a ir para lá, mas começou a deixar lixo. E as pessoas alegam que agora virou um espaço público da prefeitura, mas não cuidam. Além do lixo, o pessoal aparece com som alto, que espanta os animais”, relatou.

Para o comerciante, é preciso implementar uma fiscalização mais efetiva para coibir crimes ambientais na região. “Ali é uma área de reserva, mas está cheio crimes ambientais por ali. A área está sendo degradada, com fogueira e carros com som alto. É preciso ter um guarda ambiental, para coibir os crimes”, opina.

Além de saco de carvão, visitantes deixam fogueira improvisada com tijolos às margens do córrego (Foto: Direto das Ruas)
Além de saco de carvão, visitantes deixam fogueira improvisada com tijolos às margens do córrego (Foto: Direto das Ruas)

Novo parque - No dia 28 de agosto de 2023, a prefeitura inaugurou a Pedra Fundamental no local, que está inserido na APA da Bacia do Córrego Ceroula. Com um investimento estimado de R$ 9,5 milhões, o projeto abrange 28 hectares e inclui quatro cachoeiras.

Conforme anunciado pela Prefeitura, o complexo será equipado com quiosques, redários, playground, museus, restaurantes e apoio para trilhas, promovendo um equilíbrio entre infraestrutura e preservação.

O projeto será pautado em um Plano de Manejo da Unidade de Conservação e ações de integração harmônica e sustentável da população com a natureza. Além disso, o objetivo é incentivar atividades de lazer e recreação de forma sustentável.

Projeto mostra possível passarela do Parque Turístico, em Campo Grande (Foto: Divulgação)
Projeto mostra possível passarela do Parque Turístico, em Campo Grande (Foto: Divulgação)

A reportagem buscou informações junto à Prefeitura sobre eventuais planos para reforçar a fiscalização do local e sobre o início das obras do parque turístico. Em resposta, a Prefeitura declarou que enviará uma equipe para realizar a limpeza do local na segunda-feira (21).

Além disso, a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) destaca também a necessidade de conscientização por parte dos frequentadores, para que não descartem resíduos no local, auxiliando na preservação.

Já a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) também informa que o Parque Cachoeira do Ceuzinho está em fase de projeto.

[**] Matéria editada às 13h21 do dia 20 de janeiro de 2024 para acréscimo de informações. 

Direto das Ruas - A sugestão chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

Clique aqui e envie agora uma sugestão.  

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias