Moradores improvisam sinalização com sacos amarrados em "varal" de fios caídos
Recurso de “emergência” foi usado para avisar motoristas e pedestres; caso aconteceu no bairro Jd. dos Estados
Fios de telefonia caídos na Rua Travessa Dona Sabina, bairro Jardim dos Estados, em Campo Grande, se transformaram em um “varal” e impedem motoristas de passar com segurança pelo local. Para tentar resolver o problema, moradores amarram sacos plásticos nos fios para alertar os condutores. A sinalização improvisada está no local desde a sexta-feira passada (15), quando a Energisa realizou a troca de um poste no local.
Os fios não são de alta tensão, mas prejudicam a rotina da rua. A advogada de 26 anos, que preferiu não ser identificada, explica à reportagem que, devido à situação, chegou a ficar sem internet por cinco dias.
“Energisa tinha uma ordem de retirada de um poste, vieram e tiraram, mas os fios ficaram soltos até que as companhias de telefonia e internet viessem pra colocar em um outro poste. Cada morador teve que acionar a empresa que contrata para resolver o problema.”
Com escritório na rua, ela acrescenta que desde que o poste foi retirado os clientes que frequentam o estabelecimento não conseguem estacionar o carro na calçada, porque o fio ficou fazendo “barrigão”.
Outro morador, que se identificou apenas como Olavo, de 39 anos, revelou que o recurso da sinalização com os sacos foi feito devido ao medo dos residentes em acontecer algum acidente. Ele relata que na casa onde reside, ao lado do escritório, não houve interrupção do fornecimento de internet.
“No grupo de moradores muita gente estava reclamando, porque oscilou ou cortou de vez. Algumas pessoas que moram na rua colocaram alguns sacos nos fios ajudar a visualizar e não causar acidentes.”
Reparo - Nesta sexta-feira (22), uma semana depois, empresas de telefonia foram até o local fazer o reparo do poste. Em resposta ao Campo Grande News, a Energisa informou que todas as operadoras de telefonia e internet usam a mesma estrutura e são responsáveis pela retirada de fios obsoletos.
A concessionária orienta a população a não se aproximar dos cabos rompidos ou caídos, pois eles podem estar energizados e provocar choque elétrico ou até mesmo óbito. Ela acrescenta que ao se deparar com essa situação, a pessoa entre em contato imediatamente com a concessionária pelo 0800 722 7272 ou com o Corpo de Bombeiros.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.