Mulheres fazem exames preventivos em unidade móvel na Capital até amanhã
Parceria firmada entre o governo do Estado e o Hospital de Amor de Barretos oferece atendimento gratuito
Em parceria com o Hospital de Amor de Barretos, o programa estadual Rede Solidária realiza entre hoje e amanhã evento para promoção da saúde feminina, com oferecimento de exames preventivos gratuitos à pessoas deste gênero, de 25 a 64 anos, em Campo Grande.
Foram 200 senhas distribuídas para diagnósticos relacionados à prevenção do câncer do colo de útero e de mama, com unidade móvel de saúde estacionada no Bairro Jardim Noroeste. Algumas mulheres não puderam comparecer e, posteriormente, a iniciativa estuda abrir um novo cadastro.
Conforme apurado pelo Campo Grande News, no entanto, o local só tem feito exames preventivos e, até o momento, não foi dado início aos procedimentos de mamografia.
A "carreta" da saúde é adaptada com leitos clínicos e profissionais especializados do Hospital de Amor - este que atende outras cidades.
Ainda que o Ministério da Saúde preconize a mamografia apenas a mulheres acima dos 40 anos, a coordenadora do programa e assistente social Marivânia Delmondes ressalta a importância em realizar os procedimentos médicos com antecedência.
Diagnosticada com câncer no colo do útero aos 36 anos, ela recebeu atendimento da própria iniciativa e se recuperou. “É importante que venham bem antes.”
Provavelmente, essa ação deverá voltar para o bairro no próximo mês. As vagas ofertadas foram preenchidas, mas por um motivo ou outro, algumas mulheres não compareceram. Então, as que procurarem o projeto, tentará ser feito encaixe.”
Participam do projeto também a Unigran - acadêmicos do nono ano do curso de Enfermagem, supervisionados pela professora Geovana Caroline Motta, auxiliam na triagem de pacientes antes de entrarem no ambiente. “Ali, recebem orientações todas referentes a saúde da mulher, como métodos contraceptivos, por exemplo”, explica Motta.
Segundo a docente, o público que mais procura a unidade é o de mulheres entre 30 e 40 anos. Ela ressalta a orientação de fazer mamografia apenas após os 40, mas pede que as mulheres busquem os demais diagnósticos preventivos.
No local, Luciana Ribeiro Lacerda, de 43 anos, aguardava pela sua vez exame de prevenção, que costumava fazer anualmente, mas por conta da pandemia, estava há dois anos sem realizar.
Para ela, a demanda reprimida ocorria pelo fato de haver apenas um posto de saúde para todo o Jardim Noroeste. “Não faço porque no posto é muito complicado, mas agora tenho a oportunidade de colocar a saúde em dia.”
Moradora da aldeia urbana Água Funda, Rosenilda Cândido, de 48 anos, também comenta que o procedimento tende a ser burocrático e que a iniciativa de hoje poderá reduzir a espera. “Faz dois anos que não faço o exame. A pandemia atrapalhou a situação.”
Quem realizou pré-cadastro tem de ir ao Rede Solidária II, na Rua da Conquista, número 649, com documentos pessoais, comprovante de endereço e cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
Não é necessário pedido ou indicação médica e, após o resultado dos exames, as pacientes são encaminhadas diretamente ao Hospital de Amor para iniciar o tratamento, se necessário.