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Capital

Na Capital, 79% dos presos em flagrante não concluíram ensino básico

Além da baixa escolaridade, análise da Defensoria revelou que 85% possuia renda inferior a 2 salários mínimos

Jhefferson Gamarra | 06/10/2021 14:55
Estátua da Deusa da Justiça, que fica Fórum de Campo Grande, onde as audiências de custódias são realizadas. (Foto: Paulo Francis)
Estátua da Deusa da Justiça, que fica Fórum de Campo Grande, onde as audiências de custódias são realizadas. (Foto: Paulo Francis)

Levantamento feito pela Defensoria Publica de Mato Grosso do Sul entre março e agosto de 2021, aponta que maioria das pessoas que passaram por audiências de custódia em Campo Grande, não tinham concluído a educação básica.

No total, foram analisados perfis de 1.350 pessoas, destas, 79% não concluíram a educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Os dados revelam ainda que 88% foram presas por crimes cometidos sem violência ou grave ameaça e 70% eram primários.

“Cerca de 50% das pessoas presas não tinham sequer o ensino fundamental completo ou simplesmente não haviam estudado. Isso reflete uma realidade de baixíssima escolaridade entre os custodiados”, detalhou o defensor público e coordenador do Nucrim (Núcleo Criminal da Instituição), Gustavo Henrique Pinheiro Silva.

Em relação a renda do público analisado, 20% estavam desempregados, 21% tinham renda menor do que 1 salário mínimo e 44% ganhavam entre 1 a 2 salários mínimos. Apenas 11% tinham renda superior a 2 salários mínimos, e os demais 4% não informaram a renda. “Com isso, temos que 85% dos custodiados tinha renda igual ou inferior a 2 salários mínimos”, revela o defensor público.

Diante dos dados assustadores, o defensor ressalta que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação destaca que a educação básica tem por finalidades desenvolver o educando e assegurar a formação para o exercício da cidadania.

“A interrupção dos estudos, ainda na fase da educação básica, pode ter por consequência a formação insuficiente do indivíduo em sua condição humana, compreensão dos valores que fundamentam a vida em sociedade, a formação ética e o pensamento crítico”, finaliza.

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