Na Capital, candidatos se dizem surpresos com tema da redação do Enem
Gabarito oficial da prova deve ser divulgado somente após segunda etapa da prova, que acontece no dia 20
Após 2h30 desde o início da prova, as opiniões de estudantes que participaram da primeira etapa do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (13) se dividem. Há os que acharam a avaliação fácil, mas, outros tiveram dificuldade de concluir a prova. Já o tema da redação foi surpresa para vários.
O estudante do 3º ano do ensino médio Fernando Maciel Júnior, de 17 anos, achou a prova fácil. “A maioria das questões dava para ler o texto e fazer ‘de boa’”, compartilha. Ele deseja cursar Medicina. “Acho que fui bem, sim, (na redação). Acho legal esse tema, sobre a questão da cultura tradicional”, analisa o candidato, referindo-se ao tema da redação deste ano: "desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".
“As provas do Enem têm um modelo, elas sempre se baseiam no Enem anterior. Então, a questão da resolução das questões, achei bem tranquilo. Estudei bastante provas anteriores em casa”, relata Fernando.
A estudante Izabelly Moreira Durães, de 15 anos, deseja cursar Medicina Veterinária, e fez a prova como treineira, para conhecer o teste. “Teve muita coisa que ainda não aprendi porque estou no primeiro ano do ensino médio, mas a redação achei bem tranquila, tema bem tranquilo. Eu estava nervosa pensando no tema, mas achei tranquilo”, analisou.
Já Eric Carrilho, de 20 anos, que deseja ingressar na faculdade de Agronomia, se diz surpreso com o tema. “Só a redação que achei meio difícil, nunca tinha visto esse tema, mas acho que consegui ‘me virar’”, garante o estudante.
Alessandra Machado Benites, de 44 anos, achou difícil a prova. Ela deseja cursar Ciências Contábeis, e também foi surpreendida com o tema da redação. “Eu não estava estudando para o tema que caiu. A gente sempre acha que vai cair algo que está acontecendo no Brasil, mas também sabemos que eles nunca colocam algo político de tema”, avalia.