Enem 2022: Desafios para valorização de povos tradicionais é tema de redação
Primeiro dia da prova feita por milhões de brasileiros é realizado neste domingo
"Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil" é o tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizada neste domingo (13) em todo Brasil. Em Mato Grosso do Sul, mais de 43 mil participantes realizam a prova, que é porta de entrada a milhares de estudantes, anualmente.
A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Victor Godoy, em rede social. A redação faz parte do primeiro dia de prova. No próximo domingo (20), os candidatos respondem perguntas de matemáticas e ciências da natureza. A proposta é a mesmo para quem faz o Enem Digital. Os candidatos têm até as 18h (de MS) para terminar o exame.
A nota da redação tem grande peso no resultado final e, se não seguida algumas regras, os candidatos podem zerar no texto. Participantes precisam produzir um texto do tipo dissertativo-argumentativo com uma proposta de intervenção a um problema apresentado.
Cartilha do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) mostra que os avaliadores da redação usam cinco competências para corrigir o texto. Cada uma vale de zero a 200 pontos.
Os últimos temas de redação do Enem foram: "invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil", em 2021, "o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira", em 2020, "democratização do acesso ao cinema no Brasil", em 2019 e "manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet", em 2018.