Estudantes projetam sonhos com o Enem: “Estou cansado de levantar paredes”
Principal porta de entrada de universidades públicas e privadas movimenta milhares de estudantes pelo País
O domingo (13) é de muita expectativa para os milhões de estudantes brasileiros que vão fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Muitos sonhos são projetados nessa prova que decide um dos passos mais significativos da vida e na expectativa de um futuro melhor.
Em um dos maiores locais de prova de Campo Grande, enquanto aguardavam a abertura dos portões, os concorrentes tentavam controlar a ansiedade para a realização da primeira etapa do exame onde serão respondidas questões de linguagens, ciências humanas e redação.
Trabalhador da construção civil, Sanandim Mendes Rodrigues, 37 anos, quer cursar Educação Física e mudar o rumo da vida. Natural de Rondônia, ele se mudou para Campo Grande há 2 anos em busca de melhores oportunidades de emprego e agora aposta nos estudos para realizar o sonho de abrir sua própria academia de musculação.
“Se eu não tivesse aqui, era pra eu estar assentando porcelanato agora. Vim fazer a prova porque estou cansado de levantar paredes. Já trabalhei em academia em Rondônia, mas agora quer fazer educação física e abrir uma academia própria”, disse o estudante que realiza o Enem pela primeira vez.
Lucas Gomes da Silva, 22 anos, é mais um dos milhares de jovens que está depositando seu futuro no exame. Estudante de técnico em enfermagem no período matutino e de analise de sistemas no período da tarde, o jovem ainda encontra tempo após o trabalho noturno de segurança para se preparar para a prova e conseguir uma vaga no curso de enfermagem.
“É muita coisa diferente o que faço, mas eu gosto da área da saúde e quero cursar o superior em enfermagem, mas se conseguir nota para medicina eu também faria. Tenho uma avó 88 anos com problemas de saúde então ela é minha inspiração para cuidar das pessoas”, destaca o jovem que se estuda e revisa conteúdos através de aulas gratuitas no Youtube.
Sonhando em cursar psicologia, Danielly Xavier de Mendonça, 17 anos, trabalha em uma loja de calçados em período integral e cursa o último ano do ensino médio de noite. Há 6 meses a jovem tem focado os estudos para a realização de seu primeiro Enem. “Estou bem nervosa e ansiosa porque vai ser a primeira vez que vou fazer a prova, quero uma vaga no ProUni, mas se a nota for suficiente vou para UFMS”, destaca.
Diferente dos demais, Geovanny Vieira Dourado, 17 anos, tem se dedicado apenas aos estudos para o Enem em um cursinho particular com foco em medicina. A escolha do curso, segundo ele, foi definida aos 9 anos de idade após se inspirar em um médica conhecida.
“Estou bem tranquilo para fazer a prova e meu foco sempre foi medicina, desde os 9 anos de idade. Me inspirei em uma medica que conheci, ela sempre falava do trabalho que realizava e eu acha lindo, sempre foi o sonho”, pontuou o estudante.
Agora que os portões estão abertos, os candidatos têm até às 12h (de MS) para entrar nos locais de prova. O exame em começa 30 minutos depois do fechamento das entradas.