Ambulantes aproveitam domingo de Enem para "turbinar" vendas
Comreciantes ficam em frente a locais de prova e oferecerem canetas, bebidas e comidas
Neste domingo (13), vendedores ambulantes aproveitaram primeiro dia de Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), porta de entrada a milhares de estudantes no Ensino Superior, para vender canetas, bebidas e comidas. Na Uniderp, em Campo Grande, a reportagem verificou que vários estoques já tinham acabado antes das 12h, quando os portões fecham.
O autônomo Denilson Gonzaga, de 55 anos, vende diversos produtos em diferentes pontos da cidade, mas em dias de concursos ou vestibulares, ele aproveita para ficar em frente aos locais de prova para garantir uma renda extra devido ao grande movimento de pessoas.
“Quando tem concurso, Enem, sempre participo. Vale a pena chegar cedo. Esse ano, por exemplo, o pessoal está distribuindo água, tem uma concorrência, dá uma atrapalhada, mas sempre vende. Água não perde, sempre vende.”
Ele observa que alguns estudantes ficam muito ansiosos para realizar o exame e não veem a hora de que o portão seja aberto. “Todo concurso ou Enem sempre estão meio desesperados, ansiosos, acho que é normal.”
Estudante de Medicina da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), Arthur Tetila de Oliveira, 19, e outros colegas, vendem produtos para custear a formatura e dão palavras de motivação aos participantes. Eles anunciam combo “caneta e água da aprovação” por R$ 5. "Estamos dando boa sorte e palavras de carinho aos estudantes.”
“A gente passou por tudo isso e vê o que eles estão passando. A gente deu certo e a gente quer que para eles dê certo também. Os futuros calouros podem estar aqui. Tem gente que passou cinco anos estudando, eu tive sorte e passei por um, e a gente quer que eles passem pelo menor tempo possível.”
A autônoma Paola de Oliveiras, de 37 anos, normalmente vende lembrancinhas de festa e cestas de café da manhã, mas em eventos públicos aproveita o alto movimento de participantes para oferecer produtos. Há quatro anos, ela vende no Enem e aproveita para ficar do outro lado da rua observando o movimento dos atrasados.
“As vendas estão boas graças a Deus. Vendi chicletes, chocolates e salgados por volta das 11h e agora só tem água e refrigerante. O tumulto é sempre igual, a gente fica aguardando os atrasados e vale a pena financeiramente, a gente faz um dinheirinho.”
Enem - Em Mato Grosso do Sul, mais de 43 mil participantes se inscreveram para o primeiro dia de provas do Enem, marcado para este domingo. A abertura dos portões está marcada para às 11h (horário de MS) e o fechamento às 12h, também no horário local. A prova começa a ser aplicada às 12h30 e vai até às 18h.
É obrigatório para a realização da prova caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente, além de documento oficial de identificação, original e com foto. É recomendado ainda que se leve também o Cartão de Confirmação da Inscrição. O segundo dia ocorre no próximo domingo, a partir do mesmo horário.
Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o passaporte e a Carteira de Trabalho, também serão aceitos, desde que emitida após 27 de janeiro de 1997, além de documentos digitais como e-Título, CNH digital e RG digital, desde que apresentados nos aplicativos oficiais.
Também é recomendado que participantes levem lanche, água ou outras bebidas, com exceção de alcoólicas. Nas duas últimas edições do Enem, devido a pandemia de covid-19, o uso de máscara de proteção facial era obrigatório. Agora, o uso continua sendo permitido, mas deixa de ser obrigatório nos estados e municípios onde é liberado em locais fechados.