ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Na semana de reabertura, 80% dos comércios cumpriram medidas de higiene

O dado foi divulgado após pesquisa da prefeitura para mensurar o cumprimento das estratégias de combate e prevenção ao covid-19

Geisy Garnes | 16/04/2020 15:05
Comércio foi reaberto pela prefeitura no dia 5 de abril (Foto: Divulgação)
Comércio foi reaberto pela prefeitura no dia 5 de abril (Foto: Divulgação)

Uma pesquisa feita pela prefeitura constatou que 80% dos estabelecimentos respeitaram as exigências de higienização na primeira semana de reabertura do comércio em Campo Grande. O objetivo do levantamento foi “mensurar o cumprimento das estratégias de combate e prevenção à transmissão da COVID 19” nos comércios. Ao todo, foram avaliados 1.046 locais.

Os dados foram reunidos nos dias 6 e 7 de abril, durante fiscalização das secretarias municipais nos estabelecimentos comerciais. Para isso, aplicaram um questionário, com 20 perguntas, onde foi verificada a aplicabilidade das recomendações estabelecidas por resolução da Semadur (Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana).

Na data foi verificado que em mais de 80% dos locais respeitavam o distanciamento de 1,5 metro e o fluxo de clientes dentro do estabelecimento. Esses comércios também intensificaram a higienização das superfícies com álcool ou hipoclorito (água sanitária) e os trabalhadores higienizavam as mãos após os atendimentos.

Os fiscais também verificaram que as portas e janelas eram mantidas abertas, as áreas comuns dos estabelecimentos (chão, parede, mobiliário, etc.) tinham boa higienização e ofereciam solução desinfetante para as mãos e objetos para colaboradores e clientes em local visível e acessível.

A maioria dos estabelecimentos visitados, cerca de 73%, era do ramo varejista, seguidos de comércios de alimentos, prestação de serviço, farmácia, bares, bancos, atacadista e clínicas.

“Estamos observando que os segmentos estão seguindo os regramentos estabelecidos para a segurança e preservação da saúde dos seus clientes e colaboradores”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa. Segundo ele, é importante todos os estabelecimentos seguirem as exigências de higienização, mas também é necessário o apoio da população no combate à disseminação do Coronavírus.

Nos siga no Google Notícias