ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, DOMINGO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Nervosos, mas preparados, vestibulandos esperam redação sobre meio ambiente

Na busca por vaga na UFGD, estudantes dão palpites antes de entrar para fazer as provas

Por Caroline Maldonado Geniffer Valeriano | 20/10/2024 14:01
Estudante confere em qual sala fará a prova no Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone, na Capital. (Foto: Marcos Maluf)
Estudante confere em qual sala fará a prova no Centro Estadual de Educação Profissional Hércules Maymone, na Capital. (Foto: Marcos Maluf)

O nervosismo toma conta até dos mais preparados entre os estudantes que fazem o vestibular da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) na tarde deste domingo (20). São 8.176 inscritos na Capital, em Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas. Antes de entrar para as salas na Escola Estadual Hércules Maymone, alguns estudantes falaram sobre a expectativa. O tema meio ambiente é uma das opções de palpite da maioria.

Com movimento tranquilo, o portão fechou pontualmente às 13h. Em seguida, chegou apenas um atrasado, mas nem desceu do carro ao ver o portão fechado. Antes de entrar, a estudante Amanda Ojeda, de 17 anos, contou que quer fazer medicina e disse como se preparou.

“Faz muito tempo que já estou me preparando, fiz cursinho, e estudei pelo edital e pelas provas também. Já fiz outros vestibulares antes, mas esse é o primeiro pela UFGD. Acho que estou bem preparada para tudo, menos para química. Estou torcendo para que em química caia assuntos específicos que estudei. Acho que o tema da redação pode ser algo sobre meio ambiente e minorias”, disse Amanda.

Estudante Amanda Ojeda, de 17 anos (Foto: Marcos Maluf)
Estudante Amanda Ojeda, de 17 anos (Foto: Marcos Maluf)

Apostando também na temática ambiental, a estudante Adrieli Cabral, de 19 anos, revelou que mesmo com muita preparação a ansiedade é grande neste dia de prova.

“Estou um pouco nervosa, mas já venho estudando há dois anos. Fiz cursinho e também me preparei em casa. Acredito que posso ter um bom desempenho. Acho que o tema da redação pode ser meio ambiente”, comentou Adrieli.

Estudante Adrieli Cabral, de 19 anos. (Foto: Marcos Maluf)
Estudante Adrieli Cabral, de 19 anos. (Foto: Marcos Maluf)

Com 17 anos, Isabela Almeida tenta o curso de Engenharia Civil. A maior preocupação dela é a diversidade de temas que a prova trás geralmente.

“A gente quer que tudo dê certo, mas ficamos nervosos porque sabemos que podem cair questões sobre assuntos que não estudamos, mas já venho me preparando há dois anos. Não faço ideia do que possa ser o tema da redação. É um pouco isso que nos deixa nervosos”, disse Isabela.

Isabela Almeida, de 17 anos (Foto: Marcos Maluf)
Isabela Almeida, de 17 anos (Foto: Marcos Maluf)

Em 2025, a UFGD vai ofertar 39 cursos. São 979 vagas em graduações presenciais e 480 à distância.  A prova objetiva traz 60 questões nas áreas de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, “Ciências Humanas e suas Tecnologias”, “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” e “Matemática e suas Tecnologias”.

As próximas provas são do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro e o vestibular da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), marcado para o dia 1º de dezembro.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias