ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 16º

Capital

No domingo frio, moradores de rua dormem até em canteiro de avenida

Domingo amanheceu com termômetros marcando 12°C em Campo Grande

Ana Paula Chuva e Aletheya Alves | 23/08/2020 09:41
Homem dormindo em canteiro na Avenida Fábio Zahran. (Foto: Paulo Francis)
Homem dormindo em canteiro na Avenida Fábio Zahran. (Foto: Paulo Francis)

O domingo começou gelado em Campo Grande, durante a madrugada os termômetros marcaram 13°C, mas por volta das 6h a temperatura registrada era de 12°C e apesar disso, moradores de rua foram vistos dormindo nos canteiros das avenidas.

Durante uma rápida volta na região do bairro Jockey Club, a equipe de reportagem flagrou três, com suas poucas cobertas,  deitados pelos canteiros. A cena é de tristeza pois mesmo com as temperaturas mais altas hoje, o vento gelado ainda ‘machucava’ no inicio da manhã, quem dirá de madrugada.

A cena, infelizmente, não é incomum. Entre a tarde de sexta, quando as temperaturas chegaram aos 6°C na Capital, e a madrugada do sábado com sensação térmica de 4°C, a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) abordou 46 pessoas em situação de rua, dessas apenas 12 aceitaram o acolhimento. Ao todo foram distribuídos 30 cobertores no período.

Já neste domingo, a equipe realizou a abordagem a 17 pessoas em situação, dessas três aceitaram o acolhimento e foram entregues cinco cobertores.

Morador de rua se esonde em cobertura para aguentar madrugada gelada. (Foto: Paulo Francis)
Morador de rua se esonde em cobertura para aguentar madrugada gelada. (Foto: Paulo Francis)

Os acolhidos são levados para abrigos que vão desde escolas municipais improvisadas para ampliar o atendimento durante a pandemia, até o Cetremi (Centro de Triagem e Encaminhamento do Migrante e População de Rua), para onde são encaminhadas também as pessoas que chegam à Capital sem terem local para ficar.

Previsão - Apesar da previsão de máxima em 26°C neste domingo, a onda de frio deve continuar atuando no Mato Grosso do Sul ao menos até a terça-feira (25), véspera do aniversário de Campo Grande.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os termômetros devem variar entre 12°C a mínima e 36°C a máxima no período, com manhãs geladas e temperaturas se elevando durante o dia.

Como ajudar – Quem atende esse tipo de auxílio na SAS é o SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social).  Os abrigos são a estratégia que a Secretaria tem para pessoas em situação de rua. Nesses espaços, além de cama e alimentação, possibilidade de higiene pessoal também é oferecida.

A SAS adota política pública “contra a esmola”. A secretaria alega que oferecer dinheiro, comida ou cobertas “não ajuda quem está na rua”.

Morador de rua se enrola na coberta tentando se proteger do vento gelado. (Foto: Paulo Francis)
Morador de rua se enrola na coberta tentando se proteger do vento gelado. (Foto: Paulo Francis)

“A esmola, mesmo sem esta intenção, acaba contribuindo para mantê-las nas ruas, expostas a todos os tipos de violência e até à dependência química. Na realidade essas pessoas precisam reconstruir o seu projeto de vida”, diz a SAS.

Nos siga no Google Notícias