Novas estruturas são instaladas e Aquário do Pantanal ganha forma
Conforme previsto no cronograma de obras, duas estruturas metálicas que darão forma à elipse do Aquário do Pantanal começaram a ser instaladas na manhã de hoje (1). Um guindaste com capacidade para erguer 100 toneladas veio de São Paulo para fazer o trabalho, que deve ser concluído no final da tarde.
As peças serão colocadas nas extremidades do espaço que, entre outros atrativos, terá biblioteca, auditório, salas para exposição, praça de alimentação e laboratório. Em uma das pontas, o auditório com capacidade para 250 pessoas será palco de palestras sobre o bioma do Pantanal. Aos fundos do palco, um dos tanques, esse com 6 metros de altura, permitirá aos visitantes observar as espécies de perto enquanto assistem aos projetos.
Do outro lado, será a Biblioteca da Biodiversidade, com bancadas multimídia para que o leitor possa pesquisar o acervo de forma digital.
Até abril, são estimadas mais quatro entregas de material, destinadas a estruturar os 26 tanques. A primeira remessa chegou ao canteiro de obras no dia 10 de janeiro.
Inauguração – O plano é abrir as portas do Aquário do Pantanal em outubro, mês de aniversário do Estado.
Até o momento, 60% da obra está concluída, com investimentos de R$ 60 milhões. O projeto, apontado como maior aquário de água doce do mundo, deve atrair 150 mil turistas por ano, entre estudantes de universidades internacionais e visitantes brasileiros.
Este é o maior aquário de água doce do mundo, e abriga 18 tanques que representarão os Rios Miranda, Piquiri e Paraguai.
O complexo inclui biblioteca, laboratório, auditório, salas para exposição, praça de alimentação e uma passarela suspensa com aproximadamente 70 metros de extensão.
Confira a galeria de imagens: