ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Novo superintendente de MS toma posse com foco no combate ao trabalho infantil

Portaria com a nomeação dada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, foi publicada em 3 de abril

Izabela Cavalcanti | 12/05/2023 11:02
Superintendente Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Alexandre Morais Cantero, durante sua posse ao cargo (Foto: Izabela Cavalcanti)
Superintendente Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Alexandre Morais Cantero, durante sua posse ao cargo (Foto: Izabela Cavalcanti)

O novo superintendente Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Alexandre Morais Cantero, tomou posse, nesta sexta-feira (12), prometendo combater o trabalho infantil e escravo. A solenidade aconteceu no auditório do Bioparque Pantanal.

A portaria com a nomeação dada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, foi publicada no dia 3 de abril, no DOU (Diário Oficial da União). Ele assumiu o lugar de Jaber Cândido, que estava no cargo desde 2019. A exoneração também ocorreu no mesmo dia.

De acordo com Alexandre, de janeiro a abril, cinco crianças foram resgatadas de trabalho infantil, em Mato Grosso do Sul, e 11 trabalhadores foram retirados da escravidão.

No ano passado, de janeiro a dezembro, 116 trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão, segundo dados do MPT-MS (Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul).

“É um trabalho de combate ao trabalho infantil, combate a condição análoga à escravidão, um trabalho social com a classe produtora e empreendedora para que possa ser gerado trabalho, empreendimento e riqueza de forma sustentável”, ressaltou.

Ainda conforme o superintendente, a posse representa a reconstrução da pasta, já que o Ministério do Trabalho foi extinto, em 2019.

“Essa posse representa a reconstrução do ministério que jamais deveria ter sido extinto. Foi a primeira vez na história da República que o Ministério do Trabalho e Emprego foi extinto no Brasil. Ele tem uma função constitucional muito importante, que é assegurar a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho”, concluiu.

Para o procurador-geral do município, Alexandre Ávalo, que esteve presente na posse, representando a prefeita Adriane Lopes (Patriota), a presença de uma superintendência no Estado garante que valores funcionais de representatividade social seja garantido.

Cantero é advogado desde 2000, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela PUC/SP. É especialista em Direito Individual e Coletivo do Trabalho, ex-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/MS, ex-Conselheiro Estadual e Federal Suplente da OAB.  Atua como membro da Comissão Nacional de Direitos Sociais do Conselho Federal.

Convidados da posse do superintendente Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Alexandre Morais Cantero (Foto: Izabela Cavalcanti)
Convidados da posse do superintendente Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Alexandre Morais Cantero (Foto: Izabela Cavalcanti)


Nos siga no Google Notícias