Novo superintendente de MS toma posse com foco no combate ao trabalho infantil
Portaria com a nomeação dada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, foi publicada em 3 de abril
O novo superintendente Regional do Trabalho em Mato Grosso do Sul, Alexandre Morais Cantero, tomou posse, nesta sexta-feira (12), prometendo combater o trabalho infantil e escravo. A solenidade aconteceu no auditório do Bioparque Pantanal.
A portaria com a nomeação dada pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, foi publicada no dia 3 de abril, no DOU (Diário Oficial da União). Ele assumiu o lugar de Jaber Cândido, que estava no cargo desde 2019. A exoneração também ocorreu no mesmo dia.
De acordo com Alexandre, de janeiro a abril, cinco crianças foram resgatadas de trabalho infantil, em Mato Grosso do Sul, e 11 trabalhadores foram retirados da escravidão.
No ano passado, de janeiro a dezembro, 116 trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão, segundo dados do MPT-MS (Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul).
“É um trabalho de combate ao trabalho infantil, combate a condição análoga à escravidão, um trabalho social com a classe produtora e empreendedora para que possa ser gerado trabalho, empreendimento e riqueza de forma sustentável”, ressaltou.
Ainda conforme o superintendente, a posse representa a reconstrução da pasta, já que o Ministério do Trabalho foi extinto, em 2019.
“Essa posse representa a reconstrução do ministério que jamais deveria ter sido extinto. Foi a primeira vez na história da República que o Ministério do Trabalho e Emprego foi extinto no Brasil. Ele tem uma função constitucional muito importante, que é assegurar a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho”, concluiu.
Para o procurador-geral do município, Alexandre Ávalo, que esteve presente na posse, representando a prefeita Adriane Lopes (Patriota), a presença de uma superintendência no Estado garante que valores funcionais de representatividade social seja garantido.
Cantero é advogado desde 2000, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela PUC/SP. É especialista em Direito Individual e Coletivo do Trabalho, ex-presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB/MS, ex-Conselheiro Estadual e Federal Suplente da OAB. Atua como membro da Comissão Nacional de Direitos Sociais do Conselho Federal.