ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  01    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Obra da USF Parati começa no sábado e unidade irá atender 16 mil pessoas

Após conclusão da obra, a USF Nova Esperança, instalada em imóvel alugado, será desativada

Por Silvia Frias e Fernanda Palheta | 12/06/2024 12:15
Ordem de serviço foi assinada no Centro Comunitário do Parati (Foto/Divulgação)
Ordem de serviço foi assinada no Centro Comunitário do Parati (Foto/Divulgação)

A partir de sábado (15) será iniciada a construção da USF (Unidade de Saúde da Família) Parati, obra que chegou a ser projetada em 2012, mas esbarrou em entraves ambientais da área escolhida. Agora, será erguida na Rua Bilac Pinto, com capacidade para atender cerca de 16 mil pessoas, substituindo a USF Nova Esperança, que será desativada.

A ordem de serviço foi assinada hoje, no Centro Comunitário do Parati. A obra será realizada pela empresa Coplan Construções, Planejamento, Indústria e Comércio, ao custo de R$ 3,1 milhões. O prazo estimado para finalização do serviço é de um ano e meio.

A unidade Nova Esperança funciona atualmente em imóvel alugado, uma casa adaptada para o atendimento, sendo estrutura inadequada, segundo a secretária Municipal de Saúde, Rosana Leite. Agora, com a nova USF, serão três equipes, formadas por médico, enfermeiro e técnico de enfermagem. Atualmente, só uma está em serviço.

“É obra aguardada há mais de 20 anos, população vem crescendo e precisamos de mais qualidade na saúde”, disse a secretária.

Ipê rosa, localizado na área dos fundos da USF, será preservado (Foto/Divulgação)
Ipê rosa, localizado na área dos fundos da USF, será preservado (Foto/Divulgação)

De acordo com Rosana, a primeira área foi escolhida em 2012, mas o projeto nem saiu do papel pois esbarrou em “questões ambientais”. A partir de debate com Conselho Municipal de Saúde, iniciado em 2021, o novo terreno foi definido e a licitação sendo aberta. A secretária ainda garantiu à população que irá preservar o ipê rosa localizado nos fundos da USF Parati.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes disse que a obra é “conquista da população”. Aproveitou para pedir ao secretário-adjunto da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Enéas Netto, que troque a iluminação da praça pública localizada na vizinhança.

Cezario Alves de Oliveira, 75 anos, observava a solenidade de assinatura da ordem de serviço, juntamente com a esposa, Antônia Gonçalves, 67 anos. O casal mora na região do Parati há 22 anos e sempre recorrem ao atendimento. Ele disse que a obra é reivindicação antiga. “Tem que ter posto adequado, o do Nova Esperança é casa de família, muito apertado”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias