ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  21    CAMPO GRANDE 29º

Capital

ONG autuada por maus-tratos a animais diz que vai fechar

Cães e gatos foram levados para uma chácara, alugada pelas mulheres e onde já vivem outros bichos

Viviane Oliveira | 08/12/2022 08:41
ONG autuada por maus-tratos a animais diz que vai fechar
Casa onde os animais viviam (Foto: divulgação / PCMS)

A ONG (Organização Não-Governamental), administrada por mãe e duas filhas, que foi autuada por maus-tratos por manter 51 animais em meio a lixo e fezes, anunciou que vai fechar as portas. A casa que foi alvo de operação da Polícia Civil na manhã de ontem (7) fica no Bairro Novos Estados, em Campo Grande.

Em nota de esclarecimento, divulgada em rede social, as administradoras do abrigo disseram que os animais (36 cachorros e 15 gatos), que viviam na casa, foram levados para uma chácara da família e “continuarão recebendo todo amor, carinho e cuidado que sempre tiveram”.

Conforme as administradoras, a ONG foi aberta em 2016, desde então os animais eram abrigados no imóvel simples e que não tinham ajuda para a manutenção da casa. “Acordamos cedo para dar conta de limpar tudo e nunca deixamos os animais em situação insalubre. Ficamos o dia todo em função deles, cuidando e medicando os que precisam”.

O abrigo afirma ainda que quem acompanha a ONG sabe do sufoco para pagar as contas de água, que passam dos R$ 2 mil. Quanto à piscina com água suja, as administradoras destacam que foi fechada por falta de dinheiro para manutenção e que nunca deixaram os animais tomarem a água. “Alugamos uma bomba d’água para retirar a água e nós mesmas fizemos o trabalho braçal, porque sempre que pedíamos ajuda de alguém, ninguém podia”.

ONG autuada por maus-tratos a animais diz que vai fechar
Cachorro que foi resgatada das ruas pela ONG (Foto: divulgação / PCMS)

Segundo as administradoras, mantém os animais sem ajuda do poder público e que já foram atrás de declarações públicas para tentar conseguir ajuda, mas nunca receberam nada. “Abdicamos das nossas vidas para cuidar deles. Não sabem a luta diária que é manter tudo isso de animais sem ajuda de ninguém, só de vocês aqui, mas quando tem um animal em situação péssima precisando de resgate lembram de nós”.

Por fim, a ONG destaca que sempre foi transparente em tudo o que fez. “É exaustivo tudo isso que estamos passando e vamos parar. Vamos desativar a página, mas quem quiser adotar, nosso e-mail está aberto e a chácara também para quem quiser conhecer. Gratidão imensa a todos por todos esses anos”, destacou.

Denúncia - De acordo com o delegado Maércio Alves Barbosa, foram feitas diversas denúncias por conta do mau cheiro e há 60 dias a casa era “vigiada” pela polícia, no entanto, o mandado de busca foi expedido apenas ontem. As responsáveis pela ONG foram autuadas e deverão adequar o espaço e mantê-lo limpo para que os animais abrigados vivam.

Os bichos foram recolhidos e levados para uma chácara, que é alugada pelas mulheres e onde já vivem outros 70 cães. Equipes da Vigilância Sanitária, do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e da PMA (Polícia Militar Ambiental) deram apoio à operação.

Nos siga no Google Notícias