Orquidário símbolo do Horto Florestal depende de parceria para reativação
A entidade que fazia a manutenção não se interessa mais
O Orquidário no Horto Florestal, em Campo Grande, um dos símbolos do parque, hoje está abandonado. O lugar que ficavam as orquídeas, de diferentes cores e tipos, hoje está coberto com uma tela preta e não tem mais nada.
As pessoas que sempre estão no horto relembram com saudades do espaço. A cozinheira Terezinha Nogueira, 40 anos, conta que mora no Santa Emília e sempre vai acompanhada de uma amiga para caminhar no parque.
“Hoje eu ainda passei e comentei “cadê o orquidário”, diz Terezinha.
Ela relembra que a avô adorava o lugar por causa das orquídeas que chamavam a atenção.
“Muita gente comentava, elogiava e agora a gente passa e vê um espaço fechado sem nada”.
Terezinha comenta que não é só o orquidário que está abandonado, e sim o parque em geral.
“A fonte não funciona mais, o que está faltando é manutenção, sempre tem gente limpado, mas eles não dão conta, tem que ter mais funcionários”.
A estudante Nayara Grisi Dias, 18 anos, também lamenta a situação do Horto. “Eu moro próximo ao parque e desde criança frequento aqui e hoje eu vejo um lugar largado”.
A dona de casa Denise Brasil, caminha três vezes por semana no horto e diz que as orquídeas fazem muita falta. “Tinha branca, azul, eram lindas”.
Denise reclama que até a pista de caminhar está danificada por causa do tempo. "Eles tinham que reformar, o asfalto está todo rachado", lamenta.
De acordo com a assessoria de imprensa da Fundac (Fundação Municipal da Cultura), a entidade que fazia a manutenção do orquidário, não se interessa mais pelo trabalho.
Ainda conforme a assessoria, na semana passada saiu no Diário Oficial às novas normas para o funcionamento do parque. Umas dessas regras inclui o manejo do orquidário, ou seja,ele não será desativado.
Para quem tiver interesse em fazer parceria para cuidar do orquidário pode entrar em contato pelo telefone 3314-3232.