"Os riscos todo mundo conhece", diz dona de centros automotivos alvos da PF
Operação deflagrada nesta terça-feira fechou distribuidora de pneus contrabandeados
!["Os riscos todo mundo conhece", diz dona de centros automotivos alvos da PF "Os riscos todo mundo conhece", diz dona de centros automotivos alvos da PF](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2023/11/29/23t7h2zlb10gk.jpeg)
“Os riscos todo mundo conhece”, diz a proprietária de rede de centros automotivos alvos da Operação Wrong Tires, Carla Caroline, 29. Em contato com o Campo Grande News, a empresária disse que apenas a mercadoria apreendida foi recolhida e não recebeu ordens determinando que as lojas fossem fechadas, e que o local oferece outros serviços, além da venda de pneus.
Questionada a respeito da mercadoria apreendida, a empresária justificou que “é ilegal, porém sem imposto, hoje em dia no Brasil as coisas para você conseguir trabalhar [custam] muito caro, e pra gente poder trabalhar e passar um bom preço para os clientes, foi uma das opções”.
Conforme relatado pela empresária, a matriz está em atuação no mercado há 10 anos, mas começaram a trabalhar com pneus importados há apenas três anos. O contrabando era uma maneira de se equiparar com a concorrência e oferecer melhores preços no mercado.
De acordo com Carla, ela conseguiu comprar materiais de outras distribuidoras para a loja continuar funcionando. A empresa possui 27 funcionários registrados. “Eu abri hoje porque a gente não trabalha só com pneu. Tem funcionários também que dependem da loja, então a gente não pode parar, tem que continuar”.
Agora, Carla aguarda os trâmites legais na Justiça. Ela informou à reportagem que o celular dela foi apreendido. “Provavelmente vai ter alguma notificação para a gente, mas o advogado está vendo certinho o que vai ser feito. Estamos aguardando, mas a gente está disponível para contribuir com o que precisa ser feito”.
A equipe de reportagem esteve nos estabelecimentos na manhã desta quarta-feira (29) e constatou que o funcionamento não foi interrompido, e, inclusive, havia clientes realizando serviços de troca de pneus. As lojas estão localizadas na Avenida Marechal Deodoro, na Rua Ana Luísa de Souza e Avenida Graça Aranha, no Bairro Aero Rancho.
Operação - Centenas de pneus de depósito localizado na Rua Elvis Presley, no Jardim Morenão, que fornecia pneus vindos do Paraguai a empresas do mesmo grupo para comercialização, foram apreendidos pelas equipes da PF (Polícia Federal) e Receita Federal nesta terça-feira (28), em Campo Grande, durante a operação Wrong Tires, que significa pneus errados.
Conforme a PF, os pneus são transportados um dentro do outro, técnica conhecida como “bola de pneus”, o que causa deformações nas estruturas e compromete a segurança na utilização. No total, são cumpridos cinco mandados de busca e apreensão, incluindo as três lojas visitadas pela reportagem na manhã de hoje.
Durante fiscalização, foi constatada baixa qualidade e que os pneus não possuem garantia, além de não haver informações sobre a procedência, o que coloca em risco a segurança do condutor do veículo e de terceiros. A Polícia Federal estima a apreensão de 6 mil pneus durante a operação.
!["Os riscos todo mundo conhece", diz dona de centros automotivos alvos da PF "Os riscos todo mundo conhece", diz dona de centros automotivos alvos da PF](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2023/11/29/2sk6si0o3v280.jpeg)
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.