Para Carnaval seguro, bombeiros reforçam cuidados à beira d’água
Orientações vão desde brincadeiras a se evitar a cuidados com crianças
Para garantir um Carnaval seguro, o Corpo de Bombeiro Militar reforça cuidados a se tomar à beira d’água. As orientações tem como objetivo reduzir os acidentes e afogamentos que costumam aumentar em período de férias e em meio às comemorações.
A primeira orientação é acionar de imediato os bombeiros, pelo 193, se presenciar uma pessoa se afogando. Para diminuir o risco de acidentes é orientado que se evite brincadeiras em que as pessoas se coloquem em risco, como “briga de galo” e competições de apneia. O consumo de bebidas alcoólicas antes ou durante o tempo de permanência na piscina ou no rio também não é recomendado.
Em caso de uso de piscinas de clubes e condomínios, a orientação é para que quem for fazer o uso se certifique que o local possua acessos restritos e placas com informações sobre segurança. Para aqueles que vão para os rios, é recomendado se manter afastados das embarcações e evitar permanecer próximo delas.
Também é reforçado que as crianças devem ser supervisionadas por adultos enquanto estiverem na água. Ainda é dito ser essencial dizer a um parente ou amigo o local e o horário que irá retornar, ao nadar em rios, balneários e piscinas.
Outro cuidado a se tomar, é evitar mergulhos de “de ponta” em locais desconhecidos. Também é preciso tomar cuidado com os limos nas pedras que podem ocasionar escorregões.
Outros cuidados - Para ter uma viagem segura, os bombeiros orientam fechar o registro do gás de cozinha antes de deixar a residência. Também se deve evitar deixar equipamentos elétricos ligados nas tomadas.
É essencial realizar a manutenção do veículo em dia antes de pegar a estrada. É reforçado que não se deve dirigir sob influência de álcool e drogas. Em caso de cansaço também é sugerido que evite a direção.
Para se manter hidratado durante as comemorações é recomendado o consumo de água mineral e sucos de frutas naturais. Ainda é reforçado a importância de levar nas bagagens os seus medicamentos de uso contínuo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.