Parte rica de avenida ganha acesso asfaltado, e a pobre fica com "trieiro"
Novos acessos foram abertos no canteiro para facilitar a vida de quem mora em condomínio de luxo

A Avenida Cônsul Assaf Trad tem 2,5 quilômetros de extensão entre a rotatória do anel viário, na saída para Cuiabá, e a Rua Marquês de Herval, no bairro Mata do Jacinto, em Campo Grande.
A via longa e expressa atravessa vários bairros na região norte da cidade e o trecho que passa por condomínio de luxo, mercados e empresas ganhou acessos asfaltados recentemente pelo poder público. Já no trecho da região do populoso bairro Nova Lima, foi aberto acesso de "clandestino" de terra pelos próprios motoristas.
Os acessos asfaltados recém-feitos em frente ao condomínio Alphaville para facilitar a entrada e a saída dos moradores estão sem sinalização por enquanto, causando riscos segundo o empresário Natanael Medina, de 39 anos. "Daqui a pouco vai acabar causando acidente. Volta e meia tem os buzinaços ali, porque os carros entram na contramão e entram de frente uns para os outros", observa.
Natanael mora e trabalha na região e comenta que os acessos pouparam tempo dos moradores, pois o contorno pode ser feito logo na frente do condomínio.
O problema de atravessar o canteiro, segundo empresário, é o perigo em que os condutores se colocam. "Tem gente que acha que realmente é uma rua, então sai e atravessa achando que está tudo certo, mas é um risco, porque não tem sinalização. Então se o camarada não prestar atenção, dá acidente, tanto pra quem está indo quanto pra quem está retornando. Em uma avenida longa como essa, quanto mais acessos melhor".

A Avenida Cônsul Assaf acaba na rotatória do anel viário, onde está localizado o Shopping Bosque dos Ipês. Para facilitar o acesso ao centro de compras, condutores abriram um caminho no canteiro central, comprometendo a grama e a própria segurança no trânsito, pois como a passagem é 'clandestina', não é respeitada nem sinalizada, tampouco asfaltada.

O borracheiro Roberto Simões Soares, 51 anos, mora no Nova Lima há três anos e compara a quantidade de acessos em outros pontos da avenida, com a falta deles na entrada do bairro. "Eu não entendi a lógica da engenharia deles. Em frente ao condomínio tem várias entradas e saídas, e aqui não tem. Não entendo o porquê".
O morador ainda observa que após o condutor se arriscar para atravessar a avenida pelo canteiro central, ao entrar no bairro se depara com as ruas Júlio Bais, Albertina Pimentel e Agenor Pinto recém-asfaltadas, mas sem sinalização. "Ninguém sabe onde parar, se é aqui, ou se é lá, não tem nada sinalizado. Quem mora aqui no bairro sabe, mas quem vem de fora, não".
A falta de acesso e sinalização na entrada do bairro faz com que Roberto prefira entrar e sair pela Rua Zulmira Borba, mas o morador destaca que um acesso feito pelo poder público facilitaria muito o trajeto dos condutores, "porque daí não teria que fazer a rotatória movimentada, lá é complicado".

O comerciante Deivdson Rafael Silva de Oliveira, 36 anos, mora no bairro também há três anos e acredita que uma alça de acesso da avenida seria o ideal para economizar tempo de trajeto dos condutores. "Às vezes o pessoal que tá vindo de lá [do centro], se já tivesse o acesso, não precisaria dar a volta lá em baixo, então já teria acesso aqui tanto pra descer quanto pra subir".
O morador observa que após os acidentes fatais com vítimas que aconteceram na avenida, em frente ao condomínio Alphaville, novos acessos foram abertos para evitar conflitos no trânsito. Porém, o benefício não chegou ao Nova Lima, que fica há apenas alguns metros do condomínio de luxo. "Só vão tomar alguma atitude quando acontecer alguma fatalidade, esse é o problema. Em vez de prevenir, deixam acontecer pra depois fazer alguma coisa".
Avenida fatal - A Cônsul Assaf Trad é cenário de vários acidentes. O mais recente tirou a vida de motociclista de 29 anos, na manhã da última terça-feira (19). Na mesma manhã, o Campo Grande News noticiou pelo menos três acidentes no local.
O motociclista que seguia sentido centro conduzindo uma Yamaha Factor se desequilibrou, bateu na traseira da Fiorino, caiu e acabou atingido pelo ônibus.
Poucos metros do acidente fatal, na mesma manhã, um carro tombou depois de colisão com uma ambulância que veio da cidade de Alcinópolis e transportava um idoso e sua acompanhante.
Conforme apurado pela reportagem, a ambulância seguia pela avenida, sentido ao centro da cidade, momento em que a condutora do carro tentou fazer a conversão na via para acessar o mesmo sentido do veículo e bateu. Após a colisão, o carro tombou, mas foi desvirado por pessoas que passavam pelo local e pararam para ajudar.
A poucos metros do local onde carro e ambulância bateram, também na Avenida Cônsul Assaf Trad, uma menina de 11 anos foi atropelada por um carro Volkswagen Saveiro, conduzida pelo entregador Cezar dos Anjos, 50 anos. Segundo o entregador, a menina estava tentando atravessar a avenida quando foi atropelada.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Campo Grande, para questionar quando será feita a sinalização dos novos acessos da Avenida Consul Assaf Trad, e também das ruas recém-asfaltadas na entrada do Nova Lima, mas não obteve retorno. A prefeitura também foi questionada sobre a possibilidade de fazer novos acessos em frente ao trecho do bairros como o Nova Lima. Por enquanto não houve retorno. O espaço segue aberto.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.
Confira a galeria de imagens: