Peg Fácil no shopping volta a funcionar, mas estação no Centro segue fechada
Terminais que permitem integração entre linhas, por parte dos usuários, foram fechados na segunda; Agereg determinou volta do serviço em até 48 horas
A estação do Peg Fácil no Shopping Campo Grande, desativada pelo Consórcio Guaicurus na última segunda-feira (5), voltou a funcionar na manhã de hoje (8). A reativação do terminal acontece um dia após a Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos) exigir o retorno do serviço em um prazo máximo de 48 horas.
A determinação foi encaminhada ao consórcio por meio de um ofício, na tarde de ontem (7). O documento notificou a empresa responsável pela administração do transporte público, na Capital, a restabelecer o serviço em dois pontos até então fechados, o do shopping e o da Praça Ary Coelho. Apesar disso, o terminal da Afonso Pena no centro da cidade continua fechado.
Na manhã de hoje, quem contava com o serviço para facilitar a entrada nos coletivos reclamou da demora que a falta do terminal funcionando provocou.
"Eu sempre pego ônibus aqui e confesso que não estou entendo nada. Ontem eu já tinha percebido que a entrada está bem mais lenta, trava muito a parte da frente, porque cada pessoa tem que passar pela catraca tudo de novo e isso leva tempo", afirmou o auxiliar de barman, Wesley Lucas Jara, de 20 anos.
No local, funcionários do consórcio auxiliam os passageiros e orientam para que a compra do passe seja feita nos guichês das ruas 14 de Julho e 13 de Maio, também na praça. Com o terminal fechado, a entrada está sendo feita pela frente dos coletivos.
A situação também não agradou a nutricionista Vivian Shinzarto, de 29 anos. "Não é sempre que eu pego ônibus aqui, mas confesso que ficou ruim. Antes a entrada era mais fácil e, sem a medida, acaba tornando o local como um ponto de ônibus qualquer", afirmou.
Fechamento - Os terminais haviam deixado de funcionar sem que os usuários tivessem sido avisados com antecedência. Apenas cartazes fixados nos pontos em questão é que indicavam o fim do serviço que começou a ser implantado em Campo Grande em 2010.
Para a empresa, a medida não causa prejuízos aos passageiros que fazem a integração entre as linhas, uma vez que o serviço continuaria sendo realizado por meio do cartão recarregável. Contudo, a população reclamou que além da falta de informação, a desativação dos terminais dificulta a vida de quem depende do transporte coletivo.
Outras mudanças - Uma reunião entre a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), nesta quinta-feira, discutirá mudanças em ao menos 16 linhas de ônibus da Capital, que incluem até mesmo a desativação de algumas delas.
As alterações começaram a valer na última segunda-feira, mesmo dia em que as duas estações do Peg Fácil foram desativadas. A reunião será na tarde de hoje.