Peixes doados pelo Aquário de Bonito são transferidos aos tanques do Bioparque
Mil animais e 10 espécies foram destinadas ao local; peixes ficaram em quarentena para adaptação
Os primeiros 100 peixes doados pelo Aquário de Bonito foram colocados nos tanques do Bioparque Pantanal no final da manhã desta segunda-feira (6). Os animais estavam em quarentena após transferência que aconteceu em abril. Ao todo, mil peixes foram doados ao local.
Maria Fernanda Balestieri, diretora-geral do Bioparque, explica que os animais foram colocados antes do prazo previsto por terem se adaptado bem ao ambiente. “Hoje completa 30 dias, nós tivemos aptidão física, clínica, nutricional e comportamental de alguns animais. Eles já estão se alimentando, aptos para poder ir para o circuito de visitação”.
Dez espécies farão parte do catálogo da exposição, entre elas estão pacu, tambaqui, armau, piraputanga, entre outros. Os demais peixes serão colocados nos tanques permanentes de forma gradual. “A quarentena foi melhor do que o esperado, mas ainda tem um período para chegar nos mil”.
A responsável afirma que o processo de transferência entre as cidades foi bom e que o conforto e bem-estar dos animais são prioridade. “Foi feita uma operação que envolveu em torno de 20 técnicos. Foram cinco dias de operação, quatro dias de transferência. Aconteceu tudo à noite pelo conforto térmico”.
Ela também ressalta que a chegada dos peixes não sobrecarrega o Bioparque, pois há estrutura suficiente para receber todos os peixes, além dos que já estão nos tanques.”Lá [nos tanques] eles vão poder ser contemplados e servir de educação ambiental e do trabalho de pesquisa”. O Bioparque abriga 42 mil peixes e 384 espécies de água doce.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.