ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  13    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Pela 2ª vez, Justiça manda acusado de emprestar arma para assassinato a júri

Diego Laertes Vasconcelos foi inocentado em maio do ano passado, mas Ministério Público recorreu da decisão

Por Ana Paula Chuva | 18/01/2024 13:53
Rhennan foi morto a tiros em 31 de outubro de 2021, após brincadeira (Foto: Reprodução | Facebook)
Rhennan foi morto a tiros em 31 de outubro de 2021, após brincadeira (Foto: Reprodução | Facebook)

Pela segunda vez, Diego Laertes Vieira Vasconcelos, 24 anos, foi mandado a julgamento em Tribunal do Júri. Em maio do ano passado, ele foi inocentado da acusação de emprestar a arma usada para matar Rhennan Matheus Oliveira Tosi, 21 anos, mas o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) entrou com recurso e o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) decidiu por pronunciar novamente o rapaz.

O crime aconteceu em 31 de outubro de 2021 no estacionamento do Bioparque Pantanal, na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande. Diego ficou preso até maio do ano passado e foi solto após a decisão da Justiça. Dois meses depois, o MP entrou com recurso pedindo novamente a pronúncia do rapaz.

No documento, o órgão relata que há indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva, por isso, seria “equivocava a impronúncia” de Diego. E que a mudança da versão do depoimento em juízo mostra que ele apenas queria se “esquivar da justiça”.

“Nesse sentido, restou controverso a tese sustentada pelo réu, restando evidente os indícios de autoria, sendo necessária a apreciação em plenário, já que nesta fase processual vigora a regra do in dubio pro societate [na dúvida, decide-se em favor da sociedade], caso existe tal dúvida, como há”, pontua o procurador de Justiça, Antonio Siufi Neto.

O MP ainda pede que seja decretada a prisão preventiva do acusado para “garantia da ordem pública, conveniência da instrução criminal e aplicação da lei penal”, além disso, alega que os indícios de autoria apontam a periculosidade concreta do autor.

Com isso, o recurso foi encaminhado para a 2ª Câmara Criminal de Campo Grande e a decisão, unânime, foi de pronunciar novamente Diego, que deve passar pelo julgamento no Tribunal do Júri. A defesa do rapaz já recorreu e aguarda uma nova análise.

Marca de sangue no estacionamento do Bioparque, onde Rhennan foi baleado (Foto: Henrique Kawaminami | Arquivo)
Marca de sangue no estacionamento do Bioparque, onde Rhennan foi baleado (Foto: Henrique Kawaminami | Arquivo)

Homicídio - O desentendimento que terminou no assassinato de Rhennan teve início por causa de uma brincadeira do jovem. Vídeo mostra que discussão teria começado após ele girar uma cadeira próximo a Diego e atrapalhar o "zerinho" que o rapaz fazia com a moto.

As imagens foram gravadas por uma pessoa que estava nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande, na noite deste domingo (31), quando Rhennan foi morto com um tiro.

No vídeo, o motociclista ainda joga a moto para cima de Rhennan e começa a falar com ele. Em seguida, um outro rapaz, de camiseta preta, com escrita amarela e boné - descrito como Jhonny de Souza Mota, de 23 anos - autor confesso do disparo que matou o estudante, fica ao lado do amigo e passa a apontar o dedo em direção à vítima.

A partir desse momento, segundo testemunhas, teve início a discussão que levou à morte de Rhennan. Os acusados contaram a mesma versão sobre o homicídio, alegaram que estavam bêbados e o motivo da briga teria sido por besteira. Os dois amigos também confirmaram que não conheciam a vítima.

Rhennan era estudante de Enfermagem e morreu no dia 31 de outubro de 2021, na Santa Casa de Campo Grande, cerca de 1h depois de levar um tiro no abdômen nos altos da Avenida Afonso Pena, em Campo Grande.

Em setembro do ano passado, Jhonny passou por julgamento e foi sentenciado a 15 anos de prisão pela morte do estudante de enfermagem. A pena deve ser cumprida em regime fechado.

Jhonny chegando ao julgamento no dia 14 de setembro do ano passado (Foto: Henrique Kawaminami | Arquivo)
Jhonny chegando ao julgamento no dia 14 de setembro do ano passado (Foto: Henrique Kawaminami | Arquivo)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias