Polícia aponta falta de segurança em Jeep modificado e algazarra em parque
Avaliado em mais de R$ 394 mil, o carro do influencer foi levado pela PM na madrugada desta sexta-feira
A PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul) aponta que o Jeep Gladiator Rubicon do influencer Antônio César Rincón apresentava modificações que podem aumentar "significativamente o risco de acidentes". O carro foi apreendido na madrugada de sexta-feira (12), nos altos da Avenida Afonso Pena, com a justificativa do condutor não ter o CSV (Certificado de Segurança Veicular).
A nota encaminhada pela Polícia Militar expõe que durante a ocorrência a equipe do Batalhão de Choque se deslocou até o local devido a aglomeração de pessoas causada por uma "convocação pública para uma reunião clandestina" feita pelo influencer através das redes sociais.
Natural de Cristalina (GO), Rincón veio para Campo Grande com o carro que posteriormente foi apreendido no estacionamento próximo ao Bioparque Pantanal. Através das redes sociais, ele compartilhou com os mais de dois milhões de seguidores o trajeto até a cidade e também o momento que foi abordado pela PM.
Durante a fiscalização, conforme informações da PM, foram constatadas alterações no Jeep, sendo uma delas na suspensão. Em vídeo compartilhado no Instagram, Rincón aparece próximo ao policial que declara que o procedimento de trânsito está sendo feito "no padrão" e que o influenciador precisa do CSV (Certificado de Segurança Veicular) para andar.
“As modificações que alteram características estruturais, como suspensão, e outros, comprometem a estabilidade do veículo, podem aumentar significativamente o risco de acidentes. Isso não apenas coloca o motorista e passageiros em perigo, mas também outros usuários da via. Foi observado também som alto e algazarra defronte o parque da avenida Afonso Pena”, completa a nota.
Hoje, a defesa se manifestou sobre essas alterações e disse que o Jeep estava em processo de legalização. Além disso, a defesa também pontua que o procedimento correto seria aplicar multa e dar prazo para que Rincón regularizasse o carro.
Sem baderna - Sobre a convocação pública, a assessoria do influencer manifestou ao Campo Grande News que: "Não teve baderna! Nem nada ilícito. Apenas Rincón estava tirando fotos com seus seguidores de Campo Grande, cidade pela qual tem muito carinho e já expressou isso diversas vezes".
Outra apreensão - Durante a ocorrência, a equipe encontrou no local um segundo veículo de outro condutor que também estava com características originais alteradas. Por estarem fora dos padrões regulamentares, a equipe levou o veículo.
Artigo 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê no artigo VII que conduzir veículo com a cor ou característica alterada configura infração grave e tem como penalidade multa. A medida administrativa envolve retenção do veículo para regularização.
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) informou, por meio da assessoria de imprensa, que "é uma prerrogativa da autoridade de trânsito no momento da abordagem, verificando se a existe a necessidade ou não de remover o veículo ao pátio". "Para isso é levado em conta a segurança tanto dos ocupantes do veículos quanto a vida de pessoas que estejam trafegando na mesma via que ele".
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.