Policial convidado em simulado deixará comissão avaliadora de concurso
Polícia Militar entende que não houve participação em treinamento, mas revogou participação do agente
Polícia Militar revogou participação do terceiro-sargento Nilton Marques Ferreira Junior em comissão técnica responsável pela supervisão do Exame de Capacidade Física, aplicado a candidatos de concursos públicos para ingressar na corporação. A decisão foi publicada nesta sexta-feira (28) em Diário Oficial do Estado.
Informações encaminhadas por meio do canal Direto das Ruas indicavam que o militar havia participado de simulado para candidatos que realizariam o TAF (Teste de Aptidão Física), mesmo compondo a equipe de avaliação.
O Campo Grande News encaminhou questionamento à SAD (Secretaria Estadual de Administração), que respondeu ter sido informada da situação, por meio de canais de comunicação, de que o policial auxiliou na aplicação de simulado do TAF a um determinado grupo de candidatos.
A pasta ressaltou que, conforme informações da Polícia Militar, o sargento não teve participação nenhuma em treinamentos de candidatos para a prova e “apenas foi convidado, por uma equipe de treinamento, para auxiliar na aplicação do citado simulado”.
A secretaria, “mesmo sabendo do não envolvimento do sargento”, optou por solicitar à corporação a dispensa imediata do policial na comissão técnica responsável pela supervisão do Exame de Capacidade Física, que será aplicado nos concursos, de forma a “manter a garantia da transparência, da lisura e da integridade do certame”.
Em portaria publicada em Diário Oficial de quarta-feira (26), o comandante-geral da PM, Renato dos Anjos Garnes, havia designado quatro policiais militares, incluindo Nilton, para compor a comissão. O documento foi assinado pela subcomandante Neidy Nunes Barbosa Centurião.
Conforme edital, a etapa de avaliação está marcada para os próximos sábados, 29 de julho e 5 de agosto.
A preocupação de alguns candidatos é que a participação do terceiro-sargento poderia influenciar na avaliação e resultado do TAF. Em imagens divulgadas nas redes sociais, há fotos que mostram a participação do militar no simulado.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.
(*) Matéria editada às 11h33 desta sexta-feira (28). O agente citado não treinou candidatos e sim, foi convidado a auxiliar o simulado.