Ponto estratégico de vacinação contra a gripe imunizou 50 pessoas em uma hora
Ação foi adotada devido ao cenário de baixa cobertura vacinal, que em Mato Grosso do Sul está em 30%
Iniciou nesta segunda-feira (15) o novo ponto de vacinação contra a gripe, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros Miliar, na Rua 14 de Julho, esquina com a Rua 26 de Agosto. Na primeira hora, das 7h40 às 8h40, 50 pessoas já tinham se vacinado no local. A ação segue até sábado (20).
A estratégia foi adotada devido ao cenário de baixa cobertura vacinal. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, a meta é 90% e Mato Grosso do Sul está com apenas 30%.
O aposentado Pessoa do Nascimento, de 89 anos, aproveitou a ocasião e foi vacinar acompanhado do neto, o administrador Jonatas Menon do Nascimento, de 32 anos. A felicidade da parceria é explícita no olhar dos dois.
“É uma prevenção. Gosto de levar as coisas tudo direitinho. Foi muito fácil, não pensava que era tão fácil assim”, comenta Pessoa.
Jonatas aproveitou e também se imunizou. “Ele já tinha falado que queria se vacinar e a gente uniu o útil ao agradável”, comemora.
O aposentado Jurandir Nicolete, de 61 anos, conta que o ponto ficou próximo a sua casa. “Eu moro aqui perto e vim. É uma segurança para a gente, é bom para se prevenir”, disse.
O coronel do Corpo de Bombeiros, Marcelo Fraiha, ressalta sobre mais uma parceria entre a SES (Secretaria Estadual de Saúde) e o Corpo de Bombeiros. “Mais uma vez a corporação está cedendo o espaço, justamente para apoiar a vacinação, devido ao baixo índice vacinal detectado. Por ser um ponto estratégico, o Quartel Central facilita a acessibilidade e visualização da população”, destaca.
O horário de atendimento no Quartel Central será somente essa semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. No sábado, das 8h às 17h, ocorre o Dia D de vacinação contra a Influenza, no Quartel do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida do Poeta, s/n, no Parque dos Poderes.
Baixa cobertura – Conforme relatório divulgado na última sexta-feira (12), pelo Serviço de Imunização da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), 22,11% do público-alvo foi vacinado, representando 74,9 mil pessoas de um total de 339 mil. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacina.
A imunização contra a gripe foi liberada para todas as pessoas, acima de 6 meses, em Campo Grande.