Movimento é tranquilo no 1º dia de vacina liberada contra a gripe
Vacina contra gripe foi liberada para pessoas acima de 6 meses de idade
O primeiro dia de vacinação contra gripe ampliada a toda população acima de 6 meses de idade em Campo Grande foi de pouco movimento em unidades de saúde da cidade. Quem se preocupou em atualizar a carteira de vacinação não encontrou filas ou muita espera.
A liberação do imunizante foi feita a partir de hoje (11), conforme anúncio feito ontem pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), seguindo resolução do CIB (Comissão Intergestores Bipartite). Até então, a vacina contra a gripe era aplicada a grupos prioritários, designados pelo Ministério da Saúde.
A ampliação foi descoberta ao acaso por Rodrigo Silva, 26 anos. Ele foi à UBS (Unidade Básica de Saúde) 26 de Agosto, no Bairro São Francisco, para vacinar o filho. “Vi um banner, decidi me vacinar também”. Sem fila, resolveu a situação dele e da criança em poucos minutos.
Cecília Oshiro, 45 anos, também resolveu procurar se imunizar o quanto antes. “É importante, moro com minha mãe, tenho que me cuidar”, disse. A reportagem esteve na UBS por volta das 8h15 e, até aquele momento, 47 senhas tinham sido distribuídas.
A equipe passo por outras unidades de saúde e constatou que movimentação tranquila se repetiu nos locais. Na UBS São Benedito, na Rua do Seminário, o atendimento estava correndo sem fila e, naquele momento, ninguém estava à procura da dose contra gripe. Quem chegasse não ia pegar nem senha: era chegar e se vacinar.
Na UBS Pedro Felix de Souza, no Jardim Paradiso, também não havia ninguém à espera. Quem chegar anuncia o nome e já vai direto para a sala de vacinação.
Mudança - A liberação ocorre devido à baixa procura pelos grupos prioritários e também as temperaturas mais baixas, que favorecem a disseminação do vírus.
Na última campanha, a cobertura foi muito abaixo do recomendado, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação.
Em Campo Grande, vacinação contra a gripe está disponível durante a manhã e tarde em mais de 70 unidades básicas e de saúde da família (UBSs e USFs) espalhadas pelas sete regiões urbanas e distritos do município.