Prédios públicos recebem ‘Mutirão de Limpeza do Parque’ contra dengue
Vistoria foi realizada na manhã de hoje, entornos dos 44 prédios do governo foram visitados por agentes de saúde
Mutirão de limpeza, que mira criadouros do mosquito Aedes aegypti, foi realizado na manhã de hoje (26) no Parque dos Poderes, em Campo Grande. A ação de combate à Dengue, Chikungunya e Zika, integra a Campanha “Aproveite a Quarentena e Limpe o seu Quintal”.
O entorno dos 44 prédios públicos, situados na região, foram visitados por cerca de 85 agentes de saúde e de endemias, que realizaram um "arrastão" de limpeza, além de vistoriarem árvores ocas e folhas que possam reter água das chuvas.
Segundo o secretário da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Geraldo Resende, o Governo dá o exemplo nesta ação de combate.
“O Parque dos Poderes é a nossa casa, além de ser a sede do Governo. Nós precisamos mostrar à população que estamos fazendo todas as ações de enfrentamento e combate à Dengue, Chikungunya e Zika. Somos o segundo Estado em notificação e o quarto em mortes”.
As instituições públicas e privadas do Parque dos Poderes contam com o apoio de um projeto de colabores voluntários do Parque, que conta com a parceria da Sesau. Pelo menos dois funcionários ou servidores públicos são capacitados pelo projeto para atuar no combate, por meio da identificação de possíveis focos ou criadouros dos mosquitos.
O Corpo de Bombeiros Militar é parceiro no projeto e também ajudou na ação de hoje com pelo menos 20 militares do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, que serviu como base de apoio a esta operação.
Segundo a diretora-geral de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho, a importância da ação é eliminar todos os focos e possíveis criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, no Parque dos Poderes. "Queremos provocar a participação da população sobre a limpeza do seu local de trabalho, com o objetivo da prevenção dessas doenças e educação ambiental".
A ação foi realizada pelo Governo do Estado, por intermédio da SES (Secretaria Estadual de Saúde), com apoio do Corpo de Bombeiros Militar e da SESAU (Secretaria Municipal de Saúde). Os trabalhos devem continuar amanhã (27), a partir das 7h, com foco nos condomínios e comércios da região, além de visita a 1,3 mil imóveis, incluindo aqueles fechados, e com fumacê no Bairro Jardim Veraneio.