Prefeitura comprou 18 macas para acabar com espera do Samu
No começo do ano, foram noticiados vários casos de problemas no resgate por falta de maca
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A Prefeitura de Campo Grande homologou hoje o resultado de pregão eletrônico por meio do qual selecionou empresa para a compra de 18 carros maca para utilização por equipes do Samu (Serviço Móvel de Urgência). No começo do ano, houve uma série de episódios em que ficou evidente a falta do equipamento, prejudicando o trabalho de socorro de doentes e acidentados.
A prefeitura lançou pregão com o preço de R$ 4,8 mil por unidade, mas recebeu proposta e selecionou a empresa Universal Produtos Hospitalares pelo valor unitário de R$ 2,6 mil, com contrato total de R$ 37,6 mil, conforme dados que constam na pasta da licitação no portal da Administração Municipal.
Assinado o contrato, a empresa terá 30 dias para a entrega e no mesmo prazo será remunerada pelo fornecimento. Nas especificações, a prefeitura mencionou que as macas devem suportar pacientes de até 300 quilos. O Samu conta com quatro viaturas de suporte avançado e outras dez de suporte básico, com cerca de 4 mil atendimentos por mês, conforme constou no material que compôs o edital, que informou ainda a ausência de macas sobressalentes.
Entre as situações noticiadas pelo Campo Grande News, constou que macas ficavam retidas em hospitais até a pessoa ser encaminhada para o atendimento e havia situações que se prolongavam, prejudicando os atendimentos do Samu e também do Corpo de Bombeiros. Em mais de uma ocasião, na cidade, o Ministério Público abriu procedimento para investigar e havia retenção indevida de macas em hospitais e centros regionais de atendimento 24 horas. O problema chegou a motivar o ingresso de ação na Justiça, no ano de 2014, ainda sem sentença.