ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, TERÇA  24    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Prefeitura dá só 24h para inscrição de professor em programa de alfabetização

Selecionados para o Programa MS Alfabetiza receberão bolsa de R$ 700 por mês

Caroline Maldonado | 11/05/2023 09:50
Professora e estudantes da rede municipal de Campo Grande (Foto: Divulgação/PMCG)
Professora e estudantes da rede municipal de Campo Grande (Foto: Divulgação/PMCG)

O prazo de inscrições para o processo seletivo de servidores públicos do grupo do magistério municipal para colaborarem no Programa MS Alfabetiza - Todos pela Educação da Criança, em Campo Grande, abriu nesta quinta-feira (11) e já se encerra às 17h de sexta-feira (12), ou seja, os interessados têm apenas um dia para se inscrever.

A publicação da classificação final e homologação do processo seletivo está prevista para o dia 24 de maio, ou seja, em menos de duas semanas. Os convocados receberão bolsa de R$ 700.

Conforme o edital, publicado em conjunto pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) e SED (Secretaria Estadual de Educação), o processo objetiva selecionar e formar quadro de reserva de servidores públicos do grupo do magistério municipal, para atuarem como formador municipal do programa.

Os formadores municipais serão convocados para a função, de acordo com a necessidade da Semed, considerando o número de professores inscritos nas formações continuadas para os professores dos grupos 5 da educação infantil e dos 1º e 2º anos do ensino fundamental.

Lançado em 2021, o MS Alfabetiza dá condições para que os estudantes matriculados nas redes públicas sul-mato-grossenses adquiram o domínio das competências de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização. Todos os municípios do Estado aderiram ao programa.

Prazo curto - Segundo a Semed, "o prazo para as inscrições do MS Alfabetiza é curto devido à urgência de dar continuidade ao processo formativo, considerando que o programa está em andamento, após o processo seletivo será necessário realizar os encaminhamentos do cadastro dos profissionais para que possam receber o valor da bolsa, sabendo disso, o procedimento de inscrição será bem simples, por meio de um link".

Questionada sobre qual é o número de professores que está previso chamar, a Semed informou que não é possível informar porque ainda está em "fase de inscrição".

A reportagem aguarda resposta da SES sobre a previsão de quantos professores devem ser convocados e por que o prazo de inscrições é de apenas um dia.

Exigências - Para participar da seleção é preciso ser servidor público do grupo do magistério municipal de Campo Grande, preferencialmente efetivo, e não ter cargo em comissão; possuir licenciatura plena em pedagogia ou equivalente; residir na Capital e ter experiência comprovada de atuação no magistério de, no mínimo, três anos, seja na educação infantil e/ou nos 1º e/ou nos 2º anos do ensino fundamental.

Também é preciso ter disponibilidade de 20 horas semanais para se dedicar à função de formador municipal, incluindo os finais de semana; ter disponibilidade para realizar estudos que fundamentam as atividades do Programa de, no mínimo, 20 horas semanais e não acumular o recebimento de bolsa de outros órgãos ou entidades da Administração Pública federal, estadual ou municipal.

Atribuições - Os formadores vão realizar o processo de formação presencial e virtual dos professores das redes estadual e municipal, das turmas atendidas pelo Programa, no curso em que estiver alocado, de acordo com as orientações estabelecidas pela SED e Secretaria Municipal de Educação; orientar e apoiar os professores na utilização do material didático complementar e na implementação das ações do processo formativo; além de incentivar e acompanhar a participação dos cursistas nos encontros formativos, presencial e virtual.

Outras atribuições são participar das reuniões e encontros formativos realizados pela SED e pela Semed, vinculadas ao programa, com assiduidade e pontualidade; anexar, no portal do sistema, o plano de trabalho anual e os relatórios mensais das ações do programa, respeitando-se o prazo estabelecido; elaborar e encaminhar documentos referentes à operacionalização do processo formativo, tal qual a lista de frequência, planilhas de acompanhamento, dentre outros, observando-se os prazos estabelecidos e atender a outras atividades correlatas ao programa.

Nos siga no Google Notícias