Prefeitura estuda decretar situação de emergência por causa da dengue
UBS em três bairros vão atender em plantão no fim de semana. Ação faz parte do mutirão da saúde
A Secretaria Municipal de Saúde avalia a decretação de estado de emergência em Campo Grande por conta dos casos de dengue. “É uma possibilidade que existe, mas só será confirmada ou descartada após o levantamento técnico feito por equipe ser concluído”, explica o secretário Ivandro Corrêa Fonseca.
O ultimo boletim epidemiológico do município aponta 994 casos confirmados de dengue em 2012, e 7.752 casos notificados. Três mortes foram confirmadas. O número de casos é quase o dobro do registrado em 2011, de 506 confirmados.
O secretário avalia que a situação é grave, merece atenção, e pode ser considerada como quadro de epidemia. “Estamos enfrentando uma situação de epidemia devido a falta de ações adequadas no ano anterior”, diz.
O prefeito Alcides Bernal (PP) avaliou nesta manhã como “alarmante” os índices de dengue no município.
A Prefeitura decretou o “Mutirão Saúde em Ação” para realizar ações emergenciais a partir de amanhã com o objetivo de reduzir o índice de infestação do mosquito da dengue.
De acordo com a Secretária de Saúde, os três bairros com maior número de mosquito – Coronel Antonino, Tirantes e Coophavila – serão os primeiros a receber o mutirão, já neste dim de semana.
Plantão nas UBS - As Unidades Básicas de Saúde (UBS) irão funcionar em plantão para atender a população, das 7h às 18h. Além disso, equipes de agentes comunitários irão percorrer as residências para fazer vistoria de criadouros do mosquito e orientar sobre prevenção.
Equipes da Seintrha (Secretaria de Infraestrura, Transporte e Habitação) irão atuar na limpeza de entulhos das vias.
O decreto que institui o mutirão tem validade de 90, podendo ser prorrogado. O secretário de Saúde informou que o cronograma de atividades para as próximas semanas será divulgado, mas adiantou que as ações de limpeza e vistoria nos bairros continua durante a semana.