ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Prefeitura inicia construção de ponte no Polo Empresarial Oeste

Estrutura vai ter 40 metros de extensão e diminuir deslocamento dos moradores da região

Adriel Mattos | 06/10/2021 12:34
Estrutura já começou a ganhar forma. (Foto: Divulgação/PMCG)
Estrutura já começou a ganhar forma. (Foto: Divulgação/PMCG)

A Prefeitura de Campo Grande começou a construção de uma ponte sobre o Córrego Imbirussu, que vai ligar o Jardim Carioca ao Polo Empresarial Oeste. A estrutura terá 40 metros de extensão.

O novo acesso ao Polo Empresarial Oeste e ao Núcleo Industrial de Indubrasil, que é quase uma continuidade do polo, será pela Avenida 7, que começa em frente da Escola Municipal Fauze Gattas, onde está sendo construída uma rotatória. Está programada a duplicação da via, recapeamento da pista existente e construção de uma ciclovia.

No trecho do córrego, onde por muitos anos havia uma passarela de madeira feita pelos próprios moradores, o canal foi desviado (o chamado corta-rio) para permitir a construção no leito natural dos pilares e blocos de sustentação da estrutura e das cortinas de concreto. São paredes que protegerão o aterro das cabeceiras no período de chuva mais intenso, quando a correnteza ganha mais velocidade e eleva o nível do córrego.

Na margem no lado do polo, o aterro está pronto e a avenida asfaltada até o cruzamento com a Avenida Annes Salim Saad, que também dá acesso às avenidas Duque de Caxias e Sólon Padilha, por onde se chega ao Núcleo Industrial Indubrasil.

Sem a ponte, esta travessia só é possível a pé ou de bicicleta, por uma passarela metálica. Quem for para o trabalho de carro, motocicleta ou ônibus, a alternativa é sair do bairro e seguir pela Avenida Duque de Caxias, ampliando em 8 km o trajeto.

Segundo a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), está no planejamento de 2022, a duplicação e prolongamento da Avenida Wilson Paes de Barros, próxima ao Aeroporto, que fará a conexão com a Avenida 7.

Nova Campo Grande - O prolongamento da Avenida 7 faz parte das obras de drenagem e pavimentação em andamento no Bairro Nova Campo Grande. Nesta semana, além das obras na ponte, está em construção da rotatória na Avenida 7 e foram iniciadas obras de drenagem em 72 metros da Rua Teófilo Otoni, desde a Rua Jair Garcia de Freitas, para eliminar um ponto de alagamento existente na Vila Serradinho, margeando a Avenida Duque de Caxias.

Um ano após o início das obras no Nova Campo Grande, a drenagem já está praticamente pronta. Os dois acessos ao bairro receberam as benfeitorias. Foi recapeada a Rua Nilo Javari Barem (acesso pelo Serradinho) e foi completada a rotatória da Avenida Amaro Castro Lima, que está sendo recapeada e duplicada até se encontrar com a Avenida 7.

Em uma extensão de 300 metros da segunda pista pavimentada, de acordo com Sisep, foi preciso uma solução complexa de drenagem para manter abaixo da superfície, a água que “brotava” após 1 metro de perfuração. Foi necessário rebaixar o lençol freático; construir dois  colchões de pedra, por onde a água vai escoar; colocar a tubulação da drenagem, além de um dreno nas duas margens por onde a enxurrada vai escoar até as bocas de lobo e daí para a drenagem. Sem esta solução, o asfalto, de acordo com os engenheiros da pasta, não resistiria muito tempo por causa do impacto da chuva.

Parte destas águas pluviais vai escoar até o Córrego Imbirussu por 650 metros de tubulação instalados às margens da Avenida Duque de Caxias. Também está  pronta a rotatória da Rua Amaro Castro Lima, Avenida 4 e das ruas 50 e 26. Será um ponto de conexão para quem vem e vai em direção à Vila Serradinho, por onde pode se chegar pela Avenida Duque de Caxias, margeando o Aeroporto.

Nos siga no Google Notícias