ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Prefeitura investirá R$ 8,5 milhões em câmeras e fibra óptica na área central

Serão instalados 27 km de fibra óptica e 128 câmeras de segurança na área central e na Rua Rui Barbosa

Por Mylena Fraiha | 30/10/2023 12:58
Ponto Peg-Fácil da Rua Rui Barbosa, um dos locais que terá câmeras de monitoramento (Foto: Divulgação)
Ponto Peg-Fácil da Rua Rui Barbosa, um dos locais que terá câmeras de monitoramento (Foto: Divulgação)

Prefeitura de Campo Grande anunciou o investimento de R$ 8,5 milhões na instalação de câmeras de segurança e fibra óptica na área central da cidade. O projeto prevê a instalação de mais de 27 km de fibra óptica, a instalação de 75 câmeras de videomonitoramento na área central e mais 43 câmeras na Rua Rui Barbosa.

Também serão colocadas 10 câmeras nas estações de embarque e desembarque na Rua Rui Barbosa, com duas câmeras em cada estação. A Ordem de Serviço para a instalação desses equipamentos já foi emitida, e a execução tem um prazo de 120 dias, com previsão de conclusão em fevereiro de 2024.

O projeto faz parte do financiamento do Programa de Desenvolvimento Integrado, o Viva Campo Grande II, que recebeu financiamento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e promoveu a revitalização de áreas urbanas da cidade.

Os recursos vão ser usados no projeto de implantação de fibra óptica, com instalação de pontos de wi-fi gratuito, permitindo acesso geral à internet. O projeto é similar ao que já foi realizado na Rua 14 de Julho, no projeto de requalificação, o Reviva Campo Grande.

Mais conexão - De acordo com a Prefeitura, a instalação da fibra óptica permitirá que os semáforos sejam conectados, para melhorar a gestão do tráfego e garantir maior eficiência nas vias públicas. Além disso, a infraestrutura de fibra óptica também viabilizará o acesso gratuito à internet via Wi-Fi para toda a população.

As câmeras de videomonitoramento desempenharão um papel fundamental na segurança da região central, visto que irão possibilitar a integração com a Central de Monitoramento da Guarda Civil Metropolitana.

O projeto faz parte do conceito de Cidade Inteligente, em que há interligação de serviços de transporte, saúde, educação, segurança pública e assistência social. As obras objetivam modernização tecnológica e implantação da Central de Tecnologia, Inteligência e Monitoramento da Gestão Pública de Campo Grande.

Na parte física, a Rua Rui Barbosa já começou a passar por alterações, com recapeamento e instalação dos corredores de transporte coletivo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias