Prefeitura mantém diálogo por jornada de 6h e greve nas creches acaba
Suspensa desde 12 de maio, a greve dos funcionários terceirizados dos Ceinfs (Centros de Educação Infantil) foi encerrada, na noite de ontem (23). A decisão saiu após assembleia, realizada às 19h, na sede do Senalba (Sindicato dos Trabalhadores em Entidades Culturais, Recreativas de Assistência Social, Orientação e Formação Profissional no Estado de Mato Grosso do Sul.
O encontro ocorreu depois de reunião com o secretário municipal de Administração, Valtemir Alves de Brito. Em nome do prefeito Gilmar Olarte (PP), ele manteve a proposta de reajuste de 8%, jornada de sete horas diária e licença maternidade de seis meses.
Mais uma vez, ele negou o pedido de igualar a jornada de trabalho aos dos concursados da prefeitura, para seis horas. “Sabemos que ainda não é o ideal, mas o que propomos é o que podemos manter neste momento. A dificuldade atual é o recurso financeiro”, alegou o secretário.
Em contrapartida, Brito prometeu manter diálogo com o sindicato. “Continuaremos negociando para futuramente tentar chegar as 6 horas”, disse. “O estabelecimento de diálogo permanente com a prefeitura foi decisivo para a categoria encerrar a greve. E nós, do sindicato, intermediaremos essas reuniões que continuarão ao longo dos meses”, comentou a presidente do Senalba, Maria Joana Barreto Pereira.
Como garantia de manter a porta das negociações aberta, a administração municipal se comprometeu a assinar Termo de Compromisso. A próxima reunião, inclusive, foi agendada para junho.
Sobre como será organizada a jornada de 7 horas, o secretário explicou que existem comissões realizando o planejamento operacional para não sobrecarregar ninguém. Ainda na assembleia, o sindicato assegurou que as faltas decorrentes do movimento grevista não serão descontadas dos trabalhadores.