Presos em desmache confessam crime e estavam no negócio há cerca de um ano
Nenhum dos dois detidos tinha passagem pela polícia; eles passam hoje por audiência de custódia
O dois presos em desmanche de veículos localizado ontem por policiais da Defurv (Delegacia Especializada de Repressão dos Crimes de Roubo e Furto de Veículos) no bairro Tarumã não tinham passagem pela polícia e confessaram os crimes de crimes de receptação e adulteração de veículos.
Eles disseram à polícia que adquiriam carros BOB, que são os que possuem restrições tributárias e legais. Depois da compra, cortavam os veículos, separavam as peças e o que sobrava, vendiam em ferro velho por peso, como sucata.
Gustavo dos Santos Moreno, de 21 anos e Mikael Cleiton de Souza Leme, 25, estavam no negócio há pelo menos um ano e possuíam renda de pelo menos R$ 3 mil, conforme relataram.
O pedido de liberdade provisória já foi solicitada pela defesa da dupla e eles passam, ainda hoje, por audiência que custódia, que definirá se eles continuarão presos ou não.
Segundo a polícia, o ferro velho de nome fantasia TH Peças Multi Marcas era fachada para o desmanche de veículos. Chegou-se ao local depois que dono de Uno ano 1996, roubado no dia 1º de julho último, na Vila São Jorge da Lagoa, identificou seu veículo à venda em rede social. As placas estavam escondidas dentro do carro.
APREENSÕES - motor de Gol que tem registro de furto em 4 de novembro de 2018 na cidade carioca estava acoplado a um Santana, que era utilizado por um dos presos para transporte de peças. O veículo já circulava com o rapaz, de 25 anos, há pelo menos quatro.
Outro veículo irregular, cujas peças foram identificadas pela polícia ontem, é de locadora, furtado este ano em outra cidade carioca, Resende. O carro é um Peugeot Allure 2008, de cor branca.
As peças encontradas desse carro foram as portas laterais e traseira; peças da parte interna, como forros de portas e parte do painel “deduzindo-se que o mesmo foi desmontado como os demais veículos ali presentes”, conforme boletim de ocorrência registrado.
MAIS VEÍCULOS - outros carros identificados através de peças encontradas no desmanche são HB 20 com ocorrência de furto registrado em 27 de junho no Jardim São Lourenço. Peças dele foram encontradas expostas e embaladas na área de venda do ferro velho.
Há ainda motocicleta Honda, sem placa, cujo motor pertence, na verdade, a um motociclo com restrição de roubo; um Ford Fusion e um Golf roubados de um estacionamento em 6 de junho, no Jardim Colibri; motor de GOL furtado no dia 17 de abril deste ano no bairro Oiti; e outro motor, desta vez de um Ford Fusion, com sinais de adulteração recente.
Mais um motor, aparentemente pertencente a um Gol, também foi encontrado com numeração suprimida, não sendo possível identificar detalhes do veículo.
Os policiais descreveram ainda que no local, havia diversas ferramentas utilizadas para as práticas de desmanche de veículos e na parte de venda de peças do estabelecimento, estavam várias peças e acessórios prontos para venda, como lanternas, faróis, volante, bancos, entre outros, inclusive um câmbio de veiculo modelo Ford Fusion.
Segundo a Defurv, os motores apreendidos com numeração suprimida podem pertencer aos carros identificados acima, mas é preciso exame pericial metalográfico para determinar modelo e recuperar o chassi.