Primeira licitação usa verba do PAC para tirar corredor de ônibus do papel
Os vultosos recursos de R$ 180 milhões do PAC Mobilidade (Programa de Aceleração do Crescimento) vão começar a ser utilizados em Campo Grande a partir do corredor de ônibus Sudoeste. O primeiro edital de licitação, publicado nesta terça-feira, será para recapeamento da rua Guia Lopes.
Ao todo, o corredor deve ter investimento de R$ 28,8 milhões e recapear avenidas Bandeirantes e Brilhantes. Porém, os editais serão lançados via por via. Somente para a Guia Lopes, o custo previsto é de R$ 1 milhão.
De acordo com a secretária adjunta da Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação), Kátia Castilho, as licitações para as demais avenidas serão lançados até o fim de março. A previsão da secretaria é que o contrato para intervenção na Guia Lopes seja assinado até o fim do mês de abril.
Os corredores do transporte coletivo são para dar agilidade, com aumento da velocidade média dos ônibus em 36%, passando de 22 km/h para 30km/h. Apesar de o modelo ser o BRT (Bus Rapid Transit), também conhecido como VLP (Veículo Leve sobre Pneus), somente a avenida Marechal Deodoro terá pontos de embarque e desembarque no canteiro central.
Com 21,7 quilômetros, o corredor exclusivo Sudoeste terá início no Terminal Aero Rancho, seguindo pela avenida Marechal Deodoro. Continuará pela avenida Bandeirantes, entra na Afonso Pena e segue até o Shopping Campo Grande, onde retorna pela outra pista, seguindo até em frente do Circular Militar, na rua Guia Lopes. De lá, passará pela rua Brilhante até atingir o Terminal Bandeirante e o Aero Rancho (pela avenida Marechal Deodoro).
O recapeamento será em toda a extensão das vias Marechal Deodoro (R$ 10,5 milhões), Bandeirantes (R$ 11,8 milhões) e Brilhante (R$ 5,4 milhões). A Afonso Pena fica de fora, pois o asfalto foi refeito recentemente.