Procura por vacinas continua grande e doses não devem durar até sexta-feira
Postos de saúde precisaram distribuir senhas para organizar flas
A procura por vacinas contra gripe continua intensa nos postos de saúde de Campo Grande e as doses não devem chegar até sexta-feira (9), data prevista pelo Ministério da Saúde para encerrar a campanha. Na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Mata do Jacinto uma funcionária, que não quis se identificar, disse que amanhã (7) não deve ter mais doses no posto.
"Hoje de manhã distribuímos 300 senhas e a tarde também vamos distribuir. Quem quiser tomar tem que vim cedo, para a amanhã não tem mais doses. Amanhã não tem mais e não é só aqui", disse.
Por conta da grande demanda no posto de saúde da Mata do Jacinto, Cláudio Ortiz, de 40 anos, não conseguiu se vacinar na unidade e buscou imunização na UBS do bairro Nova Bahia.
"Eu cheguei lá e disseram que tinham acabado a senha. Vim aqui porque está mais tranquilo e aproveitei para trazer minha mãe e meus dois filhos. Não tem fila grande, está tranquilo", observou.
No UBS do bairro Coronel Antonino também foi necessária a distribuição de senhas para organizar a fila de espera. Um funcionários disse que distribuiu 300 senhas, mas no fim da manhã algumas pessoas que esperaram foram vacinadas sem senha.
"Quem quis tentar a sorte esperar para ver se conseguia tomar, tomou. Nós distribuímos senhas e ainda atendemos até 10h50", declarou, sem se identificar.
Com 44 anos, Edna Escabelo mora perto da unidade e disse que ontem (5) e no inicio da manhã de hoje a fila estava muito grande. "Eu vim agora no fim da manhã e não demorou 10 minutos, foi bem rápido. Fui bem atendida e ainda economizei dinheiro se pagasse para tomar a vacina em clínica particular", destacou.
Sesau - As salas de vacina dos postos de saúde funcionam das 7h às 11h e das 13h às 17h, a recomendação para interessados cheguem cedo para pegar senha. A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) recomenda que antes de ir para as unidades, a pessoa ligue e confirme se ainda tem senha e doses disponíveis.
A secretaria ressalta que não é possível afirmar que as doses durem até sexta-feira e destaca que a vacinação será feita enquanto durar o estoque.
De acordo com o último Boletim de Imunização, divulgado na sexta-feira (2), até 31 de maio, aproximadamente 137 mil pessoas haviam sido vacinadas, o que representa cerca de 70% de cobertura do público-alvo que é 197 mil pessoas. A secretaria não divulgou quantas doses ainda restam.