Projeto coleta frutas e verduras na Ceasa, para entrega gratuita à famílias
Realizado pela FAC, kits de verduras, legumes e frutas serão distribuídos durante evento "Todos em Ação"
Projeto tem combatido o desperdício e levado o que seria descartado para a mesa de comunidades empobrecidas em Campo Grande. Os produtos são parte de projeto da FAC (Fundo de Apoio à Comunidade).
A supervisora da UTA (Unidade Técnica de Agricultura Urbana), Deise Ferreira da Costa, de 40 anos, explica que para participar da distribuição, é necessário realizar um cadastro prévio fornecendo nome, telefone e endereço.
Esse cadastro habilita os participantes a receberem um kit de verduras e legumes ao final de mutirões como o realizado neste sábado (2), no Caiobá. O "Todos em Ação" vai além dos serviços básicos, como atendimento médico e renegociação de dívidas, ao incluir a distribuição gratuita de legumes, frutas e verduras para os participantes.
Famílias receberam laranja, limão, tomate, cenoura e repolho.
No entanto, a distribuição de alimentos não é um componente fixo do evento. Segundo Deise, representantes da FAC fazem uma visita à Ceasa/MS (Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul) de segunda a sexta-feira para obter os alimentos.
Posteriormente, os produtos são encaminhados à Unidade de Tratamento, para limpeza, seleção e embalagem. A entrega é direcionada a famílias de baixa renda cadastradas no FAC. "A maior parte dos alimentos é entregue aos líderes comunitários, que estão cadastrados e fazem a distribuição para as famílias", esclarece Deise.
Para realizar o cadastro, os interessados podem dirigir-se à sede do FAC, localizada ao lado do Instituto Mirim, na Avenida Fábio Zahran, na Vila Carvalho. O cadastro será avaliado levando em consideração a situação socioeconômica e, posteriormente, será aprovado.
Além da distribuição de alimentos, outras ações ambientais estão sendo realizadas durante o evento deste sábado. A Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) oferece mudas frutíferas aos participantes, enquanto a Solurb disponibiliza sacos de adubo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.