Reforma no Mercadão vai acabar com congestionamento em rua no Centro
Com orçamento de R$ 1,1 milhão, uma nova reforma será realizada no Mercado Municipal Antônio Valente, o Mercadão. A proposta é unir o local à praça Oshiro Takemori, atualmente separados pela rua 7 de Setembro, e fazer um reordenamento viário.
Segundo o diretor-presidente do Planurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano), Valter Cortez, será o fim do congestionamento na rua 15 de Novembro.
“Não vai prejudicar o sistema viário. Os ônibus vão continuar na rua 26 de Agosto. O acesso ao estacionamento será pela rua Noroeste, eliminando o congestionamento na rua 15 de Novembro. Terá semaforização, passagem para o pedestre”, explica.
A licitação para a obra deve ser lançada em 60 dias. Segundo o presidente da Associação do Mercado Municipal, Ronald Kamashiro De Alem, a união entre o Mercadão e a praça - onde índias vendem artesanato e produtos como milho, mandioca e guavira - é solicitada há sete anos.
“Será um espaço gastronômico, além de centro cultural e histórico”, afirma. Ponto turísitco da cidade, o Mercadão tem 77 boxes e 144 bancas. Desde junho do ano passado o local passa por reformas. Foram investidos R$ 800 mil para troca do piso, telhado e instalações elétricas.
Segundo o titular da Seintrha (Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Habitação), Semy Ferraz, a revitalização será concluída em 30 dias. O Mercadão foi inaugurado em 30 de agosto de 1958.