Regionalização: Campo Grande vai dividir UPAs com nove municípios
A SES (Secretaria Estadual de Saúde) publicou resolução para a regionalização de três UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) de Campo Grande, que passam a ser divididas com nove municípios do interior.
A publicação coloca em prática decisão da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), realizada no dia 14 de novembro. A unidade é destinada aos atendimentos de urgência e emergência, num serviço intermediário entre a atenção básica e a unidade hospitalar.
De acordo com a resolução 84, publicada na edição de hoje do Diário Oficial do Estado, a UPA 24h Dr. Walfrido Arruda (Coronel Antonino) será referência para as cidades de Bandeirantes, Jaraguari, Figueirão, Paraíso das Águas e Chapadão do Sul.
A unidade Santa Mônica, que está sendo construída na região da Vila Popular, será referência para os municípios de Terenos, Guia Lopes da Laguna e Bodoquena. A UPA das Moreninhas - que está praticamente pronta, mas precisa de outra licitação para ser concluída e ativada - será referência para o município de Maracaju. Das três, somente a do Coronel Antonio está em funcionamento.
Para o diretor-presidente da ABCG (Associação Beneficente de Campo Grande), Wilson Teslenco, a medida será benéfica para a Santa Casa, cujo pronto-socorro vive lotado.
“Vai reduzir o fluxo para a Santa Casa, que fica com os atendimentos na alta complexidade”, afirma. Conforme dados do hospital, dos seis mil pacientes que dão entrada no Pronto-Socorro por mês, 23% poderiam ser atendidos nos postos de saúde. Em janeiro, esse grupo perfazia 40%.