ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, QUARTA  04    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Repórter do Campo Grande News vence 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo

Imersão em comunidade quilombola de Furnas do Dionísio levou o 1º lugar na categoria textual

Por Gustavo Bonotto | 03/09/2024 21:38
Mapa de Mato Grosso do Sul com quilombos resume imersão de três semanas realizada pela equipe do Campo Grande News. (Arte: Bárbara Campitelli)
Mapa de Mato Grosso do Sul com quilombos resume imersão de três semanas realizada pela equipe do Campo Grande News. (Arte: Bárbara Campitelli)

Reportagem especial produzida pela equipe do Campo Grande News como parte da série "Resistência Negra" foi premiada na etapa estadual do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo. A listagem geral de jornalistas e fotógrafos que irão representar Mato Grosso do Sul no certame nacional foi divulgada durante a tarde desta terça-feira (3).

O texto intitulado "Furnas do Dionísio reverencia o passado, mas meta é fomentar ecoturismo", que ocupa o 1º lugar na categoria textual, foi escrito pela repórter Silvia Frias durante imersão na comunidade situada em Jaraguari, município a 47 quilômetros da Capital. A publicação conta a história de produtores rurais quilombolas naturalizados no distrito, que mantém as tradições diante o investimento em turismo na paisagem protegida pela Serra de Maracaju.

"O jornalismo nos dá oportunidade de conhecer lugares e pessoas, além de mostrar um pouco de como e onde elas vivem. Nesse caso, os territórios quilombolas, que fazem parte da história de Mato Grosso do Sul e que tem importância econômica, com agricultura familiar e grande potencial turístico, como as Furnas do Dionísio", destaca Silvia.

Com fotos de Marcos Maluf e edição de arte de Bárbara Campitelli, a reportagem também apresenta a linha do tempo desde a formação da comunidade em 1890 até a chegada da energia elétrica, compra de maquinários e reconhecimento da Fundação Cultural Palmares.

Uma das cachoeiras dentro das Furnas do Dionísio, destino procurado por turistas. (Foto: Marcos Maluf)
Uma das cachoeiras dentro das Furnas do Dionísio, destino procurado por turistas. (Foto: Marcos Maluf)

A imersão que contempla a série elaborada por Silvia visitou sete comunidades e durou três semanas, entre produção, viagem e elaboração dos textos. Além de Jaraguari, a jornalista visitou Corumbá, Corguinho, o distrito de Piraputanga, Aquidauana e Campo Grande.

"Mergulhar na história e ver o que essas comunidades projetam para o futuro foi um trabalho de pesquisa, de equipe e muito gratificante, acima de tudo. Houveram alguns transtornos, como estradas sem asfalto, chuva, carro que atolou, mas no fim, o trabalho foi executado", acrescenta a finalista.

A pesquisa rendeu outros textos, também publicados pelo Campo Grande News entre 15 a 21 de fevereiro de 2024. São eles: "Comunidades quilombolas lutam para preservar a história e sobreviver ao futuro"; "Associação negra nasceu da fé de Maria Rosa e abriu as portas para Campo Grande"; "Produção da farinha consolidou caminho de território quilombola em Piraputanga"; "Rio que ajudou na formação de comunidade também consome território quilombola"; "Legado de Mãe Cacilda é poder religioso que mantém a comunidade viva"; "Vizinha do "ET Bilu", comunidade quilombola quer ganhar com ecoturismo" e "Agricultura familiar mudou destino de comunidade quilombola em Campo Grande".

"Fico muito feliz quando uma matéria nossa é reconhecida, uma pauta que fizemos sem nenhuma intenção de prêmios. Fazer Jornalismo é percorrer o estado e contar histórias. Isso nos motiva”, disse Ângela Kempfer, diretora de Jornalismo do Campo Grande News.

No âmbito geral, o prêmio contou com o tema "A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais" e reconheceu produções relacionadas ao universo de microempreendedores individuais, microempresas, e empresas de pequeno porte. Houve um vencedor para cada categoria. A etapa nacional, a qual Silvia concorre, está prevista para novembro.

Crianças da comunidade quilombola de Furnas do Dionísio em capela de Nossa Senhora de Aparecida. (Foto: Marcos Maluf)
Crianças da comunidade quilombola de Furnas do Dionísio em capela de Nossa Senhora de Aparecida. (Foto: Marcos Maluf)

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias