ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, TERÇA  03    CAMPO GRANDE 30º

Esportes

Dia do Brasil nos Jogos Paralímpicos teve ouro de Yeltsin e outros nove pódios

A outra atleta sul-mato-grossense Gabriela Mendonça ficou em 6º lugar na final dos 100 metros da classe T13

Por Gabriel de Matos | 03/09/2024 18:08
Yeltsin Jacques e Guilherme Ademilson no pódio dos Jogos Paralímpicos (Foto: Silvio Avila/CPB)
Yeltsin Jacques e Guilherme Ademilson no pódio dos Jogos Paralímpicos (Foto: Silvio Avila/CPB)

Nesta terça-feira (3), o Brasil acumulou 10 medalhas (dois ouros, duas pratas e seis bronzes) nos Jogos Paralímpicos de 2024. Com isso, a delegação brasileira chega a um total de 48 medalhas no torneio até agora. O país se posiciona como quarto colocado no quadro de medalhas, com 14 ouros, 10 pratas e 24 bronzes.

O sul-mato-grossense Yeltsin Jacques brilhou nos 1500m da classe T11 (deficiência visual), conquistando o ouro com um tempo de 3min55s82, quebrando seus próprios recordes mundial e paralímpico. O paulista Júlio César Agripino também se destacou, ganhando o bronze com 4min04s03. A prata foi para o etíope Yitayal Yigzaw, com 4min03s21.

Muito emocionada e feliz, a atleta sul-mato-grossense Gabriela Mendonça, 26 anos, correu a final dos 100 metros da classe T13 nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Ela ficou em 6º lugar com o tempo de 12s67. A medalha de ouro ficou com a atleta do Azerbaijão, Valiyeva Lamiya, que bateu o recorde mundial com 11s76. A prata ficou com a brasileira Rayane Soares da Silva, que bateu o recorde sul-americano ao fazer 11s78. O bronze foi da irlandesa Orla Comerford.

Gabriela Mendonça, no centro da imagem, correndo na pista de Paris (Foto: Silvio Avila/CPB)
Gabriela Mendonça, no centro da imagem, correndo na pista de Paris (Foto: Silvio Avila/CPB)

Raissa Machado, da Bahia, garantiu a prata no lançamento de dardo da classe F56, com uma marca de 23,51m. Jerusa Geber, do Acre, conquistou o ouro nos 100m T11 com 11s83, enquanto a paranaense Lorena Spoladore levou o bronze com 12s14. Rayane Soares, do Maranhão, ficou com a prata nos 100m T13, com 11s78, estabelecendo um novo recorde das Américas. No salto em distância T37, Mateus Evangelista obteve o bronze com 6,20m, enquanto Samuel Conceição terminou os 400m T20 em quinto lugar.

No Grand Palais, sete brasileiros estrearam na esgrima em cadeira de rodas. Infelizmente, nenhum conseguiu avançar para as quartas de final. Rayssa Veras perdeu para a chinesa Xufeng Zou, e Carminha de Oliveira, Lenilson de Oliveira e Kevin Damasceno foram eliminados na repescagem. Em um confronto brasileiro, Vanderson Chaves venceu Jovane Guissone, mas perdeu para o francês Maxime Valet.

A seleção brasileira de futebol de cegos empatou 0 a 0 com a China, garantindo o primeiro lugar no Grupo A. Com isso, o Brasil enfrentará a Argentina na semifinal. O técnico Jardiel comentou sobre a intensidade do jogo, destacando a importância de não perder e terminar em primeiro lugar no grupo.

A velocista Jerusa Geber conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Paris (Foto: Silvio Avila/CPB)
A velocista Jerusa Geber conquistou a medalha de ouro nos Jogos de Paris (Foto: Silvio Avila/CPB)

A seleção feminina de goalball do Brasil venceu o Japão por 2 a 0, com dois gols de Jessica Vitorino. A equipe avançou para as semifinais em busca de sua primeira medalha paralímpica. O próximo desafio será contra um adversário que será definido nesta quarta-feira, 4 de setembro.

A carioca Mariana Gesteira conquistou o bronze nos 100m costas S9, enquanto Mayara Petzold garantiu o bronze nos 50m borboleta S6. Carol Santiago, com duas medalhas de ouro, terminou os 200m medley para a classe SM13 em quinto lugar. Victor Almeida e Gabriel Melone ficaram na quinta colocação nas provas dos 100m costas e 50m borboleta, respectivamente.

A catarinense Bruna Alexandre conquistou o bronze na disputa individual da classe W10. Ela também havia ganhado o bronze nas duplas ao lado de Danielle Rauen. Rauen avançou às quartas de final na classe WS9. Infelizmente, Jennyfer Parinos, Cátia Oliveira e Sophia Kelmer foram eliminadas em suas respectivas categorias.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias