ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, TERÇA  20    CAMPO GRANDE 37º

Capital

Réu por matar vizinho a facadas vai cumprir pena no semiaberto

Paulo Nathan Rodrigues da Silva, 32 anos, foi julgado nesta terça-feira, dois anos após o crime

Por Ana Paula Chuva | 20/08/2024 13:17
Paulo durante julgamento nesta terça-feira (Foto: Marcos Maluf)
Paulo durante julgamento nesta terça-feira (Foto: Marcos Maluf)

Réu por matar o vizinho a facadas durante uma briga, Paulo Nathan Rodrigues da Silva, 32 anos, foi julgado nesta terça-feira (20) e condenado a 5 anos de prisão. No entanto, o regime de cumprimento da pena será o semiaberto. O crime aconteceu no dia 10 de abril de 2022 na Vila Santo Eugênio, em Campo Grande.

Na ocasião, o autor já tinha desavenças com José Donizete Rodrigues dos Santos. Ambos moravam nas quitinetes na Rua Many Scaff e naquela noite, por volta das 23h, tiveram uma discussão. Em depoimento, Paulo contou que morava há dois meses no local e que o vizinho tinha o costume de xingar os outros moradores, inclusive afirmava que o homem não trabalhava.

Na versão contada à época, Paulo relatou que Donizete havia sido expulso de outro residencial por ter dificuldade de relacionamento com outras pessoas e naquela noite o dono das quitinetes disse iria mandá-lo embora do local também por conta das constantes brigas. Na ocasião, houve uma reunião com todos os moradores e o autor ficou calado, mas a vítima afirmou que deixaria de incomodar as outras pessoas.

No entanto, por volta das 20h, quando Paulo voltava da casa de um amigo, abriu o portão do residencial e se deparou com Donizete saindo de casa. O réu alegou que o vizinho o olhou “feio” e colocou a mão na cintura para pegar uma faca. Em seguida, foi em direção a ele. Para se defender, o autor jogou sua bicicleta no homem e os dois entraram em luta corporal.

Paulo conseguiu retirar a faca das mãos de Donizete e o golpeou quatro vezes na região da costela, além de também ferir o pulso esquerdo, o lábio e o supercílio da vítima. Duas pessoas tentaram apartar a briga e ele entregou o objeto a um deles. Em seguida, viu que o vizinho não reagia, pegou um soquete e bateu nas costas do homem.

Logo depois, ele foi para a quitinete onde morava. Trocou de roupas e foi para a casa de sua tia, onde foi encontrado por equipe da Polícia Militar na manhã do dia seguinte ao crime. Donizete morreu no local e Paulo foi denunciado pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) por homicídio.

Hoje, durante o julgamento, a defesa do acusado sustentou as teses de absolvição por legítima defesa, violenta emoção e reconhecimento da confissão. O Conselho de Sentença, por maioria de votos, acolheu uma delas e condenou Paulo por homicídio doloso com causa especial de diminuição de pena.

O juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida então sentenciou o réu a cinco anos e três meses de prisão, em regime semiaberto. Ele já respondia ao processo em liberdade.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias