ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Campo Grande lidera ranking de arborização entre as capitais brasileiras

Levantamento do IBGE mostra que 91,4% dos domicílios da Capital estão em vias com pelo menos uma árvore

Por Mylena Fraiha | 17/04/2025 11:58
Campo Grande lidera ranking de arborização entre as capitais brasileiras
Vista aérea da Avenida Afonso Pena, principal via de Campo Grande, que possui ampla arborização no canteiro central. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo).

Campo Grande é a capital mais arborizada do Brasil, segundo os dados do Censo Demográfico 2022 divulgados nesta quarta-feira (17) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento mostra que 91,4% dos domicílios da capital sul-mato-grossense estão em vias com pelo menos uma árvore.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande foi reconhecida como a capital mais arborizada do Brasil, segundo dados do Censo 2022 divulgados pelo IBGE. A pesquisa revela que 91,4% dos domicílios da capital sul-mato-grossense estão em vias com pelo menos uma árvore. Do total de residências, 213 mil estão em ruas com cinco ou mais árvores, enquanto apenas 33,6 mil domicílios não possuem arborização no entorno. O cenário contrasta com a realidade nacional, onde 33,7% da população urbana vive em áreas sem árvores. A cidade também recebeu, pela sexta vez consecutiva, o título internacional de Tree City of the World da FAO e Fundação Arbor Day, sendo a única capital brasileira a manter o selo desde sua criação em 2019.

De acordo com o Censo, cerca de 66,2 mil domicílios urbanos estão localizados em ruas com até duas árvores. Outros 72 mil contam com três ou quatro árvores no entorno, enquanto 213 mil estão em vias com cinco ou mais árvores. Por outro lado, 33,6 mil domicílios ainda estão em ruas sem nenhuma arborização.

Em todo o país, a situação é bem diferente. Dos mais de 173 milhões de moradores em áreas urbanas, 58,7 milhões (33,7%) vivem em vias sem nenhuma arborização. Outros 114,9 milhões (66%) moram em ruas com presença de árvores. Em termos de densidade, 20,4% vivem em vias com até duas árvores, 13,5% em ruas com três ou quatro, e 32,1% em locais com cinco ou mais.

Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Maringá (PR) é o mais arborizado do país, com 98,6% dos moradores em ruas com árvores. Na outra ponta, São José (SC) tem apenas 15,1%.

Para o analista do IBGE Maikon Novaes, a arborização urbana é um fator central para o planejamento das cidades. “Ela contribui para o bem-estar dos habitantes, reduz a temperatura e ajuda a minimizar os efeitos das ilhas de calor no tecido urbano”, afirma.

Reconhecimento internacional - Além dos dados do Censo, Campo Grande também recebeu neste ano, pela sexta vez consecutiva, o título de Tree City of the World (Cidade Árvore do Mundo), concedido pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) e pela Fundação Arbor Day. É a única capital brasileira com o selo desde que ele foi criado, em 2019.

Para ser reconhecida, a cidade precisa cumprir uma série de critérios, como manter uma estrutura de gestão da arborização urbana, ter legislação específica sobre o tema, promover eventos de conscientização e garantir investimentos em plantio e manutenção das árvores.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias