Secretaria confirma suspensão de atendimento em UPA por falta de médico
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou, por meio de assessoria de imprensa, que, sem médicos plantonistas, o atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Vila Almeida, em Campo Grande, foi suspenso entre a noite de ontem e madrugada de hoje.
“Por falta de profissionais (atestado médico e atendimento de urgência em outro local que impediram seu comparecimento), o atendimento foi suspenso e os profissionais que estavam no plantão deram prosseguimento aos pacientes das alas vermelha e amarela”.
Sem atendimento, muitos pacientes seguiram para outras unidade e inclusive para a Santa Casa. Problemas com o cumprimento de escalas nas unidades de saúde são apontados como um dos fatores que causam a superlotação no hospital, que é referência em média e alta complexidade.
A Sesau também montou uma comissão para apurar cumprimento dos plantões, com finalidade de descontar valores e abrir processos administrativo em casos de irregularidades. Os resultados do trabalho desta comissão ainda não foram divulgados.