Secretário garante investimentos na segurança, apesar de corte de gastos
Durante cerimônia de formatura de policias civis na manhã desta terça-feira (24), o secretário de Segurança, Silvio Maluf ressaltou que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) voltará a investir na Segurança Pública após os cortes nos gastos da administração, estabelecidos no primeiro mês de sua gestão. A previsão é de que isso ocorra após os 100 primeiros dias de governo. A meta das secretarias é reduzir em 20% os custos.
Porém, para amenizar a questão do aumento no número de homicídios e roubos, o secretário lembrou que o governo está convocando, até o final de março, 122 remanescentes do concurso da Polícia Civil. “Mesmo com a dificuldade de antecipar o crime, é importante destacar que a polícia civil tem conseguido desvendar a maioria dos crimes”, diz. O déficit no estado é de seis mil policiais.
O objetivo do governo, segundo Maluf, é após os 100 dias investir na compra de equipamentos e viaturas. “O aumento dos combustíveis também prejudicou muito na nossa economia”, disse.
Outra medida que será adotada pelo governador, será o programa de diárias remuneradas, que prevê pagamento de extra para o policial que trabalhar na folga. A ideia é que o policial, ao invés de fazer “bicos”, continue junto a corporação mesmo quando não estiver trabalhando. De acordo com o secretário, a previsão é de que o projeto entre em vigor em abril. “Já estamos finalizando essa questão. Só falta definir como será feito esse pagamento”, concluiu.